quarta-feira, dezembro 16, 2015

Bancos de leite materno no RN estão em alerta com baixos níveis no estoque

No Hospital Santa Catarina os estoques estão quase zerados (Foto: Ana Amaral)Com estoque em baixa, os bancos de leite materno do estado estão em alerta. No Hospital Santa Catarina, onde funciona um dos principais postos do RN e que é referência no nordeste, os níveis
estão quase zerados.

De acordo com a coordenadora de aleitamento do estado, Raissa Arruda, a demanda aumentou em função do grande números de partos prematuros registrados.

Segundo ela, somente nas duas maternidades referência de Natal, Santa Catarina e Januário Cicco, são registrados cerca de mil partos por mês. “A demanda aumentou muito fazendo o nosso estoque baixar muito”, disse ela.

Diante da demanda, a coordenadora pede que a população busque os postos de coleta para doarem leite. Ao todo o estado possui seis postos de coleta. Os postos ficam localizados em Natal, no Hospital Santa Catarina, na Maternidade Januário Cicco e no Hospital da Polícia; em Parnamirim, na maternidade Divino Amor, em Mossoró, no Banco de Leite Humano e em Caicó, no Hospital do Seridó.

Ela explica que para doar basta se dirigir a um desses postos ou ligar para a Coordenação de Aleitamento no RN no número 3232-2565.

“É muito importante a colaboração da população, pois o leite materno pode salvar a vida de um recém-nascido que tenha algum tipo de enfermidade”.

Campanha

Raissa Arruda chama atenção para a campanha “Doe Frascos, Salve Vidas” que visa arrecadar as doações para os seis bancos de leite existentes no Rio Grande do Norte. Os frascos, com corpo de vidro e tampa plástica, podem ser entregues na sede da Sesap (Av. Deodoro da Fonseca, 730 – Centro) ou nos bancos de leite em Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó, além das centrais dos Correios.

A coordenadora estadual de aleitamento materno, Raissa Arruda, também sugere que as pessoas façam caixas de coleta em condomínios, empresas e nas unidades de saúde. “A campanha está se expandindo e nós já conseguimos a adesão das regionais de saúde, mas é importante a mobilização de todos, com a arrecadação dos frascos e divulgação da ideia. A amamentação é um ato de amor”.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!