Páginas

terça-feira, dezembro 22, 2015

Acervo de Câmara Cascudo em exposição era cenográfico, informa Museu da Língua Portuguesa

De acordo com o Corpo de Bombeiros 17 viaturas foram encaminhadas ao local (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa, na Praça da Luz, região central de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (21). O fogo, que começou no primeiro andar,
atingiu a ala em que estava a exposição sobre a obra de Luís Câmara Cascudo – considerado um dos maiores pesquisadores do folclore e da cultura popular brasileira.

Segundo nota oficial, divulgada pela curadoria do Museu, todo o material em exposição é cenográfico, e que o acervo original de Cascudo permanece em Natal, no Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo.

A exposição intitulada ‘O Tempo e Eu (e vc)’, em homenagem ao mestre Câmara Cascudo, desde o dia 20 de outubro, com previsão para ser encerrada no dia 14 de fevereiro de 2016. Até o momento não há informações se a exposição foi atingida ou mesmo das causas do incêndio.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 37 viaturas e 97 homens foram encaminhados ao local para combater as chamas. O fogo começou no primeiro andar do museu e rapidamente passou para os andares de cima. Parte do telhado de todo o prédio histórico, que abrange também a Estação da Luz, já foi destruído.

No primeiro andar, está localizada a Sala das Exposições temporárias, local em que estava a exposição. O diretor do museu Antonio Carlos Sartini informou que não poderia dar mais detalhes.

A assessoria do Museu da Língua Portuguesa disse que ainda não sabe as causas do incêndio ou se o acervo da instituição foi atingido. Como o museu fica fechado às segundas-feiras, não havia visitantes no local.

Confira íntegra da nota:

Com pesar fomos informados sobre o incêndio que está ocorrendo neste instante no Museu da Língua Portuguesa, na capital do estado de São Paulo. Está em cartaz no referido museu a exposição intitulada “O Tempo e Eu (e vc)”, em homenagem ao mestre Câmara Cascudo, desde o dia 20 de outubro do corrente ano.

Ainda não temos maiores informações sobre a extensão do incêndio. Todavia, gostaríamos de comunicar que todo o material em exposição é cenográfico, e que o acervo original de Cascudo permanece em Natal, no Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo.

Estamos aguardando notícias sobre o lamentável acidente, que afeta um dos maiores museus da América Latina e que tanto contribui para a cultura brasileira.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!