Páginas

terça-feira, novembro 24, 2015

RN registra novo aumento e casos de microcefalia chegam a 52

Gestores da área da saúde se reuniram para discutir protocolo de ação contra microcefalia (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)Subiu para 52 os casos notificados de microcefalia registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (23), após reunião com representantes
das principais entidades de saúde pública do estado.

Na ocasião, o secretário Ricardo Lagreca informou que a pasta ainda não definiu um protocolo específico para procedimentos relacionados aos casos da doença.

O titular da pasta estadual de saúde explica que isso acontece em razão da grande complexidade da doença e do surgimento constante de novos fatos. Segundo o secretário, a microcefalia não segue uma lógica espacial.

“O protocolo não está totalmente definido devido à complexidade e ao inusitado, o que é absolutamente normal em situações como esta”, declarou.

Ricardo Lagreca esclarece que ainda há algumas dúvidas como se há necessidade de fazer alguns exames específicos e em quais crianças eles devem ser feitos.

Além disso, há dúvida também se devem ser feitas ultrassonografias ou ressonâncias magnéticas, como formas de diagnosticar a doença “Observem que essas dúvidas não nos permitem avanças e adotar medidas exatas”, disse.

O secretário disse ainda que a questão continua sendo encarada com alto grau de preocupação em relação ao que vem surgindo. São 52 casos e ainda não sabemos em que número podemos chegar. “Se tiver relação realmente com o zica, o número de pessoas poderá ser bem maior”, alertou.

Participaram da reunião representantes do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), além do infectologista Kleber Luz e profissionais de diversas coordenadorias da Sesap, como a de Promoção a Saúde (CPS), Hospitais e Unidades de Referência (Cohur), Planejamento (CPCS), Recursos Humanos (CRH) e Complexo Estadual de Regulação (CER).

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!