A facilidade de fazer pagamentos, uma vez que a maioria das cidades pequenas do interior não têm agências bancárias, e até mesmo a pouca incidência de filas, leva muitos usuários a utilizar o banco
postal dos Correios como uma alternativa às tradicionais agências bancárias.
No município de Pureza, distante 59 quilômetros de Natal, o banco postal é o carro chefe da agência local. São sete mil transações mensais, entre pagamentos de contas, recebimento de INSS e demais transações bancárias.
De acordo com a direção dos Correios do Rio Grande do Norte, os serviços mais utilizados pela população potiguar estão divididos entre entrega de encomendas e o Banco Postal.
Entre os meses de janeiro e outubro foram realizadas mais de 5,5 milhões de transações financeiras nos bancos postais do Estado. Se comparada com 2014, o número de transações bancárias este ano foi 11,47% maior. Aproximadamente 4,96 milhões de transações foram realizadas em 2014.
Ainda segundo os Correios, mais de 240 mil encomendas foram postadas entre janeiro e outubro de 2015. Esse número representa uma arrecadação de aproximadamente R$ 15 milhões.
“A nível de Brasil, o envio de mensagens, como as cartas pessoais e faturas de cartão de crédito, é o carro chefe dos Correios . É o que sustenta a empresa. Mas no Rio Grande do Norte, o cenário é um pouco diferente. As pessoas fazem mais encomendas e utilizam o serviço bancário”, contou a chefe de seção de Promoções e Vendas dos Correios, Danielle Soares.
Danielle Soares explica que o grande fluxo de vendas pela internet e a falta de agências bancárias nos pequenos municípios do interior, são os principais motivos para o despontamento desses segmentos no Estado.
“No período de outubro, novembro e dezembro, o volume de encomendas aumenta muito. As pessoas compram por causa do final de ano e compram por causa da Black Friday. A população do Rio Grande do Norte já tem o perfil de comprador online”, explicou.
A chefe de seção de Vendas também explicou sobre os serviços bancários ofertados pelos Correios.
“Temos essa parceria com o Banco do Brasil que é positiva em todos os sentidos. Principalmente para a população que mora no interior. Não é todo município que tem agência bancária. Com o banco postal essas pessoas podem realizar suas transações sem precisar ir para uma cidade maior”, contou.
População satisfeita
Basta passar brevemente em uma agência dos Correios, para verificar o grande número de usuários utilizando os serviços de entrega de encomendas e o banco postal. Este é o caso da autônoma Edivanda Alves, que esteve na manhã desta segunda-feira (30), na Agência da Ribeira para postar uma encomenda.
“Eu utilizo sempre os serviços. Encaminho desde cartas registradas e encomendas, por causa do trabalho, até cartões de natal para os membros da minha família. Também uso o serviço bancário. Ao contrário das agências, aqui eu não pego fila”, contou.
A comerciante Salete de Lima também esteve nos correios manhã desta segunda. “Hoje eu vim pagar as contas de água e luz. Eu prefiro vir pagar aqui a ter que enfrentar uma grande fila”, explicou.
HUB dos Correios
Em maio deste ano, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), confirmou a instalação de um Centro de Tratamento Internacional (CTI). O HUB dos Correios será a primeira do nordeste. Apenas Curitiba e Rio de Janeiro têm uma CTI.
Segundo, Danielle Soares, para que o HUB seja instalado, falta apenas a concretização das parcerias com os Correios. A previsão é de que os tramites contratuais sejam finalizados em março de 2016.
“Já assinamos a parceria de permuta com a empresa chinesa Alibaba. Também já terminamos toda a burocracia envolvendo a sede regional dos Correios, o Governo do Estado e a gestora do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A discussão está agora na direção geral dos Correios”, contou.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!