Páginas

quarta-feira, outubro 07, 2015

Vice antecipa posse e assume Elias Fausto após assassinato de prefeito

 Joaquim Antonio de Campos Bicudo (PTB) assumirá lugar de Laércio Betarelli em Elias Fausto (Foto: Reprodução/Site Prefeitura de Elias Fausto)O vice-prefeito de Elias Fausto (SP), Joaquim Antonio de Campos Bicudo (PTB), de 43 anos, tomou posse oficialmente nesta terça-feira (6) como chefe do Executivo. Ele substitui Laércio Betarelli (PSDB), assassinado com seis
tiros na sexta-feira (2), enquanto visitava uma obra no município.

A cerimônia aconteceu na manhã desta terça na Câmara de Vereadores, com a presença do presidente da Casa, Amarildo Braz (PV). Na segunda-feira (5), Bicudo havia informado que só assumiria a Prefeitura após o luto oficial de sete dias, que terminaria na quinta-feira, mas precisou antecipar a posse.

"Eu gostaria que passasse o luto, mas tivemos que antecipar por conta da assinatura de alguns documentos. Se a gente esperasse até quinta-feira seria 7 dias sem prefeito. É muito tempo", afirmou o novo prefeito de Elias Fausto.

Bicudo ainda informou ao G1 que conversou com todos os funcionários públicos da cidade e visitou as escolas para tranquilizar os moradores, que estavam assustados após a morte do prefeito e um assalto a um cofre do Banco do Brasil que teminou com tiroteio. "Expliquei para o servidores que só mudou o Prefeito. Foi uma crueldade o que aconteceu com o Laércio, mas precisamos tocar em frente. Vou tentar conduzir esse desafio da melhor maneira possível", disse.

Novo prefeito
Joaquim Antonio de Campos Bicudo nasceu no dia 27 agosto de 1972 e é sobrinho-neto do primeiro prefeito de Elias Fausto, Totó Bicudo, e filho do ex-chefe do Executivo Salvador Bicudo. O petebista é casado e pai de dois filhos. Engenheiro agrônomo formado em Espírito Santo do Pinhal (SP), foi responsável pela Casa da Agricultura da cidade de 2000 a 2008.

Por vários anos atuou como presidente das Comissões de Romarias e Festas do Peão de Elias Fausto e também foi presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural.

Investigações
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) acompanha as investigações sobre o assassinato do prefeito. Segundo a Promotoria, o órgão do MP participará da apuração com a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Piracicaba (SP), responsável pelo caso, até que o inquérito seja finalizado e entregue à Justiça.

O Ministério Público informou, em nota oficial, que duas promotoras de Justiça de Monte Mor (SP), cidade natal de Betarelli, também foram designadas para acompanhar as investigações.

Prefeito de Elias Fausto morreu baleado nesta sexta-feira (Foto: Reprodução/Propaganda eleitoral)Prefeito de Elias Fausto morreu baleado na
sexta (Foto: Reprodução/Propaganda eleitoral)
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) acredita que o prefeito pode ter sido vítima de uma emboscada. Na sexta-feira, o titular da pasta, Alexandre de Moraes, esteve em Piracicaba e afirmou que "a cena do crime e o modo como foi realizado indicam para uma execução, uma emboscada de algum desafeto".
Despedida
O corpo de Laércio Betarelli  foi sepultado no início da tarde de sábado (3). Uma multidão acompanhou o cortejo pelas ruas da cidade junto com o carro do Corpo de Bombeiros desde a saída da igreja matriz, onde ele foi velado, até o cemitério. A população e os familiares do tucano se despediram com uma salva de palmas antes do enterro.

O velório começou na noite de sexta e se estendeu até a manhã de sábado. Milhares de pessoas, entre amigos, familiares, vereadores, servidores da Prefeitura e moradores do município se reuniram na igreja para se despedir. Betarelli tinha 58 anos e foi assassinado por volta das 9h na Rua Amadeu Patelli, no bairro Carimã.

Corpo de Laércio Betarelli foi velado na igreja matriz de Elias Fausto (Foto: Reprodução/EPTV)Corpo de Laércio Betarelli foi velado na igreja matriz de Elias Fausto (Foto: Reprodução/EPTV)

Emboscada
Ainda segundo o secretário, uma das testemunhas disse que viu que uma pessoa aguardava em cima de um pé de amora, pulou no chão e disparou. O titular da pasta ainda afirmou que a vítima foi assassinada com seis tiros. "Tudo indica que o assassino estava esperando o prefeito para executá-lo, porque era hábito dele visitar obras nesse horário”.
A DIG vai comandar a apuração do caso. "Solicitamos imagens do perímetro, vamos analisar os projéteis que foram recolhidos. Eram de calibre 38. Preservamos o máximo de provas para identificar o assassino ou os assassinos", afirmou Moraes.
De acordo com a Guarda Municipal, Betarelli estava no bairro Carimã para visitar uma obra de canalização de um córrego. A corporação informou ainda que a maior parte do efetivo estava fora da cidade, em um curso na cidade de Capivari (SP).

Moradores cercaram corpo do prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli (Foto: Reprodução/ EPTV)Moradores cercaram corpo do prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli (Foto: Reprodução/ EPTV)

Polêmicas
Na terça-feira (22), durante um evento em Piracicaba (SP), o prefeito de Elias Fausto pediu publicamente a retirada do delegado da Polícia Civil do município, Gillis Scrocca, durante uma visita do secretário de Segurança Pública à região. "Ele é omisso, inoperante e ausente", disse Betarelli durante a reunião (veja o vídeo aqui).
O secretário de Segurança Pública do estado disse não haver suspeitas contra Scrocca. “Não acreditamos em envolvimento do delegado. O prefeito e o delegado da cidade são desafetos políticos desde 2007. O prefeito inclusive colocou isso pra mim durante a reunião, mas em nenhum momento ele disse que foi ameaçado”, afirmou.

Outra polêmica recente na carreira política de Betarelli é um processo que ele respondia por improbidade administrativa. No final de 2014, a 5ª Câmara de Direito Público do estado de São Paulo negou recurso à defesa do prefeito. A ação já não aceitava mais recursos na instância estadual, e só poderia ser questionada em Brasília.
Em 2013, ele havia sido condenado em primeira instância na ação, que prevê pagamento de multa, ressarcimento de valores aos cofres municipais e perda de função pública. No entanto, Betarelli recorreu com embargos de declaração para tentar reverter a decisão, o que foi negado pela Justiça.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!