Devido à existência de dois laudos do Corpo de Bombeiros apontando insegurança nas instalações do Palácio Felipe Camarão, onde funciona a Prefeitura de Natal, a estrutura administrativa será
transferida para prédios provisórios. A informação é do secretário-chefe do Gabinete Civil de Natal, Jhonny Costa.
De acordo com o secretário, a primeira mudança será dos setores que funcionam no primeiro andar do Palácio, área mais crítica apontada nos laudos. Ele informou que o prédio alugado em Candelária, ao custo mensal de R$ 12 mil, será utilizado para receber o gabinete do prefeito, a Secretaria de Governo, a Secretaria de Comunicação e a segurança do gestor.
“Estão sendo feitas adequações no prédio para que possamos transferir as estruturas para o local. São questões técnicas de instalações, como internet, telefone, essas coisas. Deveremos nos mudar para lá ainda neste mês”, adiantou o secretário-chefe de gabinete do prefeito.
A casa alugada para receber a estrutura fica situada na Rua Lafayete Lamartine, número 1906, do bairro de Candelária. O contrato de um ano publicado no dia 8 de setembro no Diário Oficial do Município (DOM) é de R$ 144 mil.
Segundo Jhonny, na segunda parte da mudança, que deverá ocorrer somente no próximo ano, todas as atividades que estão hoje no Palácio Felipe Camarão serão transferidas para um prédio na Avenida Princesa Isabel, onde funcionou o colégio CDF. “O local passa por umas adequações e, assim que estiver pronto, receberá a estrutura completa que está lotada no Palácio, inclusive o gabinete do prefeito e as demais funções que estarão inicialmente em Candelária”, enfatizou.
Após a desocupação do prédio, o Palácio passará por uma reforma, que segundo o titular do Gabinete do prefeito, já está com recursos garantidos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Ele pontuou que é uma operação complicada, pelo fato de ser patrimônio histórico, e adiantou que a Prefeitura não pretende voltar ao local.
“A ideia é que o prédio seja reforma e utilizado de outras formas, como sessões solenes. Que se torne um Palácio voltado para a Cultura. As atividades da prefeitura deverão funcionar no Prédio da Avenida Princesa Isabel, em Cidade Alta, até que o centro administrativo seja viabilizado”, finalizou Jhonny Costa.
Palácio Felipe Camarão
O prédio do Palácio Felipe Camarão foi construído no ano de 1922, por Miguel Micussi, sendo inaugurado no mesmo ano no dia 7 de setembro, marcando o Centenário da Independência do Brasil, na administração do governador Antônio José de Melo e Souza (1920-1924) e do intendente municipal Teodósio Paiva. Antes, havia no local um casarão de linhas coloniais onde funcionava a Presidência da Intendência Municipal.
A sede da Prefeitura recebeu o nome de “Palácio Felipe Camarão” por meio da Lei 359/A, de 1955, em homenagem ao índio Poti, que era o chefe dos Potiguares, tribo que habitava as margens do Rio Potengi.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!