quarta-feira, outubro 21, 2015

Operação da PF desarticula quadrilha que fraudava concursos públicos

Criminosos usavam cartão de crédito falso para esconder celular; pontos eletrônicos e celulares também foram apreendidos durante operação (Foto: Divulgação/Ascom PF) A Polícia Federal de Sorocaba (SP) deflagrou nesta quarta-feira (21) uma operação em cinco estados brasileiros com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que fraudava concursos
públicos no país. A quadrilha foi identificada após uma denúncia de irregularidades em um concurso do Tribunal Regional Federal (TRF) realizado em Sorocaba . A “Operação Afronta” cumpre mandados em cidades de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Alagoas e Rondônia.

Em Alagoas foram expedidos sete mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão. A PF não informou quantos mandados foram expedidos nos demais estados.

 De acordo com a polícia, a fraude foi detectada pelo TRF da 3ª região em um concurso para cargos de analista judiciário e técnico judiciário. Os candidatos suspeitos tinham prestado a prova em Sorocaba.

Segundo a PF, as investigações apontaram que integrantes da quadrilha usavam uma microcâmera para fotografar o caderno de questões. Após o tempo mínimo de permanência na sala, eles saíam da sala e repassavam os resultados para os verdadeiros candidatos por meio de pontos eletrônicos de comunicação. Os aparelhos se conectavam com o celular dos envolvidos.

Ainda conforme informações da Polícia Federal, cada candidato desembolsava um valor de dez vezes o salário do cargo pretendido para conseguir as respostas da prova. Os investigadores usaram um sistema que apura fraudes em concursos para identificar os participantes da quadrilha. O programa da PF cruza respostas das provas para analisar o maior número de coincidências nas respostas e indicando se elas eram ou não esperadas.

Os envolvidos irão responder pelos crimes de organização criminosa e fraude em certames de interesse público. As penas, somadas, vão de quatro a 12 anos de prisão.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!