Um redemoinho assustou moradores do Bairro Palmeiras III, em Goianésia, na região central de Goiás. A autora das imagens, Cássia Ferreira Campos, diz que o
fenômeno foi registrado em uma área de loteamento.
As imagens foram gravadas na última sexta-feira (16). Apesar do forte barulho causado pelo vento, não houve registro de destruição e ninguém ficou ferido.
De acordo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás (Sectec), o redemoinho é um fenômeno comum em períodos secos e com altas temperaturas. Segundo metereologistas do órgão, a velocidade do vento dentro do tubo pode chegar a até 100km/h.
A climatologista da Universidade Federal de Goiás, Juliana Ramalho Barros, explica que a formação acontece devido ao contato rápido e intenso entre o ar quente que está na superfície, geralmente com temperatura de 30ºC, com a camada de ar gelado da atmosfera, quase sempre em temperatura abaixo de zero.
Segundo a climatologista, o redemoinho não representa risco à população. "Embora ele seja natural e não seja perigoso, sempre é bom ter cuidado e não ir para cima dele", pondera.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!