O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (5) uma verba de R$ 36,4 milhões para a melhoria e ampliação dos serviços na área de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) em 20 estados. No Rio Grande do Norte, apenas o
município de Extremoz, na Grande Natal, foi incluído na lista dos municípios que terão as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) beneficiados pelo recurso. O valor destinado ao município do RN é de R$ 339.660,00.
A portaria publicada nesta segunda inclui municípios do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Ao todo, 76 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e 46 Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) terão os recursos incorporado ao Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto Mac).
Atualmente, 2.241 CAPS estão em funcionamento em todo o país, um crescimento de 8,4% se comparado a 2013, quando existiam 2.067 centros. Desde 2011, foram criados 878 leitos de saúde mental em hospitais gerais, em articulação com os demais componentes da RAPS, para garantir a continuidade do cuidado. Também estão em funcionamento 61 Unidades de Acolhimento (UA) – que correspondem a lares transitórios – criadas para atender usuários de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!