Páginas

sexta-feira, outubro 02, 2015

Furacão Joaquín atinge Bahamas e ameaça EUA

Imagem de satélite do furacão Joaquín (Foto: NOAA / via AP Photo)O furacão Joaquín seguia ganhando força nesta quinta-feira (1º), após varrer as Bahamas com ventos de 215 km/h, com categoria 4 na escala Saffir-Simpson, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
"Joaquín transformou-se num furacão extremadamente perigoso de categoria 4" na escala Saffir-Simpson, e segue ganhando força", informa o último boletim do NHC, com sede em Miami, nos Estados Unidos.
A zona central das Bahamas, arquipélago do Atlântico perto do estado norte-americano da Flórida, sofreu durante o dia com fortes ventos e chuvas torrenciais causadas por Joaquín, e o castigo continuará nesta sexta-feira (2).
À 1h GMT (22h em Brasília), Joaquín estava a 35 km de Clearence Town, em Long Island, Bahamas, e nesta sexta deve passar sobre a zona norte do arquipélago para seguir em paralelo pela costa leste dos EUA.

Rapaz protege com placas de madeira uma loja nas Bahamas (Foto: Tim Aylen / AP Photo)Rapaz protege com placas de madeira uma loja nas Bahamas (Foto: Tim Aylen / AP Photo)

Segundo os últimos modelos, deve passar perto do estado da Carolina do Norte no final de semana e chegar a Nova Jersey, Nova York e os estados da Nova Inglaterra (nordeste) no início da semana que vem, embora já rebaixado para tempestade tropical.
O presidente Barack Obama tem se mantido atualizado sobre os preparativos para a passagem de Joaquín, informou a Casa Branca.
Joaquín, que já é o mais forte da atual temporada de furacões que termina em novembro, provoca chuvas torrenciais sobre as Bahamas, especialmente sobre o centro do arquipélago.
Joaquim é a 10ª tempestade da temporada de furacões do Atlântico, que começou em junho e termina em novembro.
Em agosto, a tempestade tropical Erika deixou 30 mortos e provocou muitos danos materiais na pequena ilha caribenha de Dominica.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!