A Adutora Manoel Torres volta a atender, a partir de hoje (6), as cidades de Caicó e Timbaúba dos Batistas. A retomada do abastecimento de água, nesse
sistema, é sendo possível devido à abertura da comporta na barragem Mãe D’água, na Paraíba, para o rio Piranhas-Açu, no Rio Grande do Norte.
A vazão inicial de 30 metros cúbicos de água para Timbaúba dos Batistas e 170 metros cúbicos para Caicó deverá aumentar e normalizar nas próximas 48 horas, chegando a 50 metros cúbicos e 500 metros cúbicos, respectivamente, o suficiente para abastecer a população de aproximadamente 67 mil pessoas em Caicó e 2.300 timbaubenses.
Quando alcançar estas vazões máximas de água distribuída, será desligado o sistema de abastecimento pelo açude Itans.
A gerente da regional Caicó da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Rosy Gurgel, afirma que essa concessão de ampliar a vazão permitiu reativar o sistema Manoel Torres, mas foi uma ajuda pontual.
“A situação de seca continua, tendo em vista a falta de chuva suficiente por mais um ano na região do Seridó potiguar. Devemos nos manter alertas e usar a água com parcimônia, economizando”, ressalta.
Timbaúba dos Batistas estava na lista de cidades em colapso no abastecimento, e vinha sendo abastecida por carros pipa da Caern e Prefeitura da cidade desde 29 de agosto deste ano.
Já o sistema local de Jardim de Piranhas, também abastecido pela barragem de Mãe D’água, foi normalizado, com vazão de 160 metros cúbicos, captado diretamente do Piranhas-Açu.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!