A Academia Brasileira de Letras (ABL) localizou, nos arquivos do jornalista, crítico e historiador literário José Veríssimo, 11 cartas e uma foto inédita de Machado de Assis. Os documentos, parte do
acervo de Veríssimo, foram doados à ABL há dois meses - e nesta quinta-feira (15), às 15h, uma solenidade será realizada para oficializar a doação. Na cerimônia, que não é aberta ao público, o conteúdo dos documentos será revelado.
A descoberta surge no momento em que a Academia acaba de lançar o quinto e último volume com a correspondência completa de Machado de Assis - fruto de uma pesquisa de sete anos, que reuniu o imortal Sérgio Paulo Rouanet e as pesquisadoras Irene Moutinho e Silvia Eleutério.
Agora, a ABL já estuda a possibilidade de incluir os novos documentos em uma edição.
"São pecinhas, com os dois negociando edições, preparando textos, coisas assim", diz o historiador e membro da ABL José Murilo de Carvalho, que diz não saber muitos detalhes do conteúdo dos documentos.
Na solenidade, a entrega dos documentos será feita por Helena Veríssimo, viúva do neto de José Verissimo. Ele é, ao lado do seu amigo Machado de Assis, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!