O coletivo Repórter de Rua inicia nesta sexta-feira (25) a exposição fotográfica do projeto multimídia 'Garimpeiros: vida e morte embaixo da terra'. O trabalho foi produzido em 2014 na divisa do Rio Grande
do Norte com a Paraíba, onde homens arriscam a vida em túneis para extrair o caulim, minério que é distribuído para empresas de todo o país. Na exposição, que se estende até a próxima quarta-feira (30), estarão as imagens que o fotógrafo José Bezerra fez entre as cidades de Equador, no RN, e Junco do Seridó, na PB, além de vídeos produzidos durante a reportagem. O evento acontece no Partage Shopping, em Mossoró, na região Oeste do estado.
O projeto multimídia teve reportagens, fotografias e vídeos publicados em 2014 em uma página especial na internet. "É um projeto do especial multimídia. Estamos trabalhando na vertente transmídia, gerando vários produtos com o mesmo tema. Além da página especial, temos o projeto de um livro-reportagem e a exposiçaõ fotográfica. Na exposição damos ênfase ao grande trabalho de José Bezerra", explica Esdras Marchezan, autor da reportagem.
O projeto Repórter de Rua foi criado por jornalistas em 2013. "O objetivo é dar vazão à reportagem de rua. Já havia feito uma reportagem sobre o garimpo e decidi voltar com o Repórter de Rua", afirma Marchezan. A reportagem multimídia de 'Garimpeiros' recebeu prêmios do Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho e Federação das Indústrias do RN.
Depois de Mossoró, a meta é levar a exposição para Natal, Caicó e Equador, cidade onde a reportagem foi produzida.
Reportagem e fotografias foram produzidas nas cidades de Equador (RN) e Junco do Seridó (PB) (Foto: José Bezerra)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!