O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, afirmou à Folha que torce igualmente pelas três capitais nordestinas que disputam o centro de conexões de voos (hub) da
Latam (união das aéreas TAM e LAN).
A declaração foi dada um dia após o presidente da estatal dizer, em entrevista a uma rede de TV do Rio Grande do Norte, que estava "torcendo" pela capital potiguar na disputa pelo centro logístico.
"Vai ser um ganho para o Nordeste qualquer que seja a cidade, mas em especial para Natal, se for em Natal, porque já tem um grande aeroporto", disse, na entevista.
Fortaleza e Recife também almejam a instalação do hub, um investimento estimado em R$ 3 bilhões.
"Não há preferência da Embratur, nós estamos torcendo pelo Nordeste. Até porque as cidades que não forem escolhidas também terão um impacto significativo com esse investimento", afirmou Lummertz nesta sexta (4).
"Se estivesse em Fortaleza ou no Recife, também falaria que torço por elas", disse o presidente da estatal, ligada ao Ministério do Turismo.
Procurada, a TAM informou que a escolha do local do hub seguirá critérios estritamente técnicos. Serão avaliadas a localização geográfica, a infraestrutura aeroportuária e o potencial de desenvolvimento de cada um dos três aeroportos.
CONSULTORIA
A companhia aérea contratou duas consultorias para fazer estudos de viabilidade antes de tomar a decisão, prevista para dezembro.
Os resultados do estudo de impacto econômico feito pela consultoria Oxford serão apresentados no próximo dia 17, numa reunião com representantes dos três Estados.
Para Lummertz, independentemente de qual for a capital escolhida, o novo hub dará protagonismo ao Nordeste, que será porta de entrada para voos vindos da Europa e dos Estados Unidos.
"Será uma revolução econômica para a região, que poderá atrair empresas de base tecnológica com o novo centro de cargas", afirma.
'PERDEMOS NORONHA'
A declaração do presidente da Embratur causou desconforto entre pernambucanos e cearenses, sobretudo pelo fato de o atual ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ser potiguar.
O secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, enviou ofício à Embratur pedindo retratação pública de Lummertz pela defesa de Natal como sede do hub.
O secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, nega favorecimento ao seu Estado.
"Pelo contrário. Fortaleza e Recife é que conseguiram vantagens extras quando a presidente Dilma [Rousseff] cedeu áreas da Aeronáutica para eles ampliarem os aeroportos", afirmou.
"Fica uma concorrência até desleal."
Para o secretário Ruy Gaspar, seu Estado merece o investimento da Latam por uma questão de equilíbrio econômico, já que o Rio Grande do Norte é o mais pobre dos três Estados.
"Já perdemos a refinaria [de Abreu e Lima] e Fernando de Noronha para Pernambuco", afirma.
Procurado, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, não quis se pronunciar.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!