quarta-feira, setembro 16, 2015

Luta pela vida! RN tem 22 pessoas diagnosticadas por dia com câncer

Estado ocupa 5ª colocação no ranking dos estados do Nordeste com maior incidência de casos (Foto: Divulgação/Hospital do Câncer de Barretos)Uma média de 22 pessoas são diagnosticadas com câncer, diariamente, no Rio Grande do Norte. Por ano aproximadamente oito mil pessoas são acometidas
pelos mais variados tipos da doença no estado. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

O câncer de próstata e de mama aparecem como os principais causadores de mortalidade entre homens e mulheres potiguares.Do total de oito mil casos, o câncer de pele representa 50% dos diagnósticos no estado.

O RN ocupa, proporcionalmente, a quinta colocação entre os estados do Nordeste com maior incidência de câncer, ficando atrás da Bahia, Pernambuco, Ceará e Paraíba. Em toda a região NE os casos diagnosticados de câncer somam um número aproximado de 100 mil registros.

De acordo os dados da Secretaria de Saúde, as regiões do Seridó e de Pau dos Ferros, no interior do RN são as que apresentam maior predominância, por possuir uma maior concentração populacional de pele mais clara.

Quando divididos pelo gênero sexual, os canceres de próstata, estômago e pulmão são os que mais acometem os homens. Já entre as mulheres, os casos mais comuns são os de mama, colo do útero e colo e reto.

No caso dos homens, o câncer de próstata representa uma média de 870 casos por ano, com 54 novos casos para cada 100 mil homens. O de estômago possui uma média de 210 casos por ano, o que representa um total 13 casos para cada 100 mil homens. Já o de pulmão apresenta uma média de 170 novos casos por ano, sendo 11 para cada grupo de 100 mil do sexo masculino.

Entre as mulheres, os casos de câncer de mama, representam um total de 700 novos diagnósticos por ano, sendo quatro para cada 100 mil mulheres. O de Colo do útero possui 260 novos registros por ano, sendo a estimativa de 16 novos casos para cada grupo de 100 mil mulheres e o de colo e reto apresenta, anualmente, 150 novos casos registrados por ano, sendo nove para cada 100 mil do sexo feminino.

Segundo a Técnica do Núcleo de Doenças e Agravo da Sesap, Severina Oliveira, o tabagismo, o alcoolismo e os péssimos hábitos alimentares estão entre os causadores dos principais tipos de câncer contraídos pelos potiguares.

Ainda de acordo com a técnica da Sesap, o envelhecimento da população do RN é um dos periciais causadores do aumento de diagnósticos de câncer no estado. Segundo ele, a expectativa de vida do potiguar se aproxima dos 70 anos e isso faz com que doenças crônicas, como o câncer apareçam com maior frequência.

Prevenção

De acordo com Severina Oliveira, as principais formas de prevenção contra o câncer são simples. Segundo ele, é importante reduzir o consumo de álcool, ter uma alimentação mais saudável, não fumar, não se expor exageradamente ao sol, no caso do câncer de pele e entre as mulheres, evitar ter muitos parceiros sexuais, para o caso do câncer do colo do útero.

Medidas

A gestora do núcleo especializado da Sesap diz que a secretaria vem trabalhado para diminuir esses números no estado, através de programas de enfrentamento e campanhas de prevenção.

Além disso, ela diz que o estado está bem preparado no que diz respeito ao suporte e ao atendimento especializado. Ao todo, o RN possui sete unidades de alta complexidade equipadas para tratar os casos mais diversos de câncer.

“Em Natal, temos a Liga Norteriograndense Contra o Câncer, o Hospital Universitário Onófre Lopes, o Hospital do Coração, e o Hospital Infantil, que trata pacientes de 0 a 19 anos. em Mossoró, temos o Hospital Wilson Rosado e centro de Oncologia e Hematologia”, listou.

Brasil

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima 580 mil novos casos da doença no Brasil somente em 2015. Segundo o instituto, se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!