A FUP (Federação Única dos Petroleiros) protocolou comunicado oficial de greve na Petrobras por tempo indeterminado, a partir da sexta-feira (4), em todas as
unidades administrativas e operacionais da empresa e nas instalações da Transpetro, segundo a entidade.
A greve, de acordo com os petroleiros, é em protesto contra o novo plano de negócios da Petrobras, que prevê venda de ativos e redução de investimentos.
Para os sindicalistas, o plano "representa um verdadeiro desmonte da empresa, cujos impactos já estão ocorrendo em várias unidades do país, com milhares de demissões de trabalhadores terceirizados e cortes em despesas".
Eles também são contra a venda de ativos, como parte da BR Distribuidora e a reestruturação da malha de gasodutos.
Por meio de nota, a empresa confirmou que recebeu o aviso de greve na última terça-feira (1) e também uma pauta da FUP com itens sobre o plano de negócios. Ela afirma que agendou uma reunião com representantes sindicais para amanhã (3), para tratar da negociação do acordo coletivo deste ano e que "está aberta ao diálogo".
Plano prevê corte de 40% nos investimentos
O plano de negócios da companhia foi anunciado em junho. Ela planeja investir US$ 130,3 bilhões de 2015 a 2019, uma queda de cerca de 40% em relação ao plano de negócios anterior, prevendo também a venda de dezenas de bilhões de dólares em bens e uma considerável desaceleração do aumento de sua produção de petróleo no Brasil.
No dia 24 de julho, os funcionários da Petrobras paralisaram atividades por 24 horas, em protesto contra o plano.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!