Páginas

domingo, setembro 13, 2015

Colômbia acusa Venezuela de invadir seu espaço aéreo

Maduro fala durante encontro com ministros no Palácio Miraflores em Caracas nesta segunda-feira (7) (Foto: Palácio de Miraflores/Handout via Reuters)O ministério da Defesa colombiano afirmou que dois aviões militares venezuelanos invadiram o espaço aéreo da Colômbia, na região de Alta Guajira, no norte da Colômbia, durante a tarde deste sábado (13),
em meio à crise diplomática e fronteiriça entre os dois países.
"Durante a tarde de sábado, 12 de setembro de 2015, o sistema de defesa aérea da Força Aérea Colombiana detectou a entrada no território colombiano de duas aeronaves militares venezuelanas na zona de Alta Guajira", disse o ministério da Defesa em um comunicado.
Segundo as autoridades colombianas, as duas aeronaves venezuelanas "entraram por 2,9 quilômetros no espaço aéreo colombiano", na zona de Majayura, e posteriormente "sobrevoaram uma unidade militar do exército" na Flor, ingressando outros 2,27 quilômetros.
No sábado, as chanceleres de Colômbia, María Ángela Holguín, e Delcy Rodríguez, da Venezuela, se encontraram em Quito para tentar resolver uma grave crise diplomática que já afetou 20 mil colombianos.
O encontro terminou sem um acordo para fixar uma reunião entre os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Entenda
Colômbia e Venezuela dividem uma fronteira terrestre de 2.219 quilômetros que facilita a passagem sem maiores controles, assim como atividades ilegais como contrabando de combustíveis e alimentos.
A crise entre os dois países teve início em agosto, depois que agentes de segurança venezuelana entraram em confronto com contrabandistas na fronteira. No dia 20 de agosto, a Venezuela anunciou o fechamento da passagem de fronteira com a Colômbia em San Antonio del Táchira e em Ureña.
O fechamento era temporário e duraria 72 horas no anúncio inicial, mas a fronteira não foi reaberta. No dia 25, a Venezuela deportou 1.012 colombianos ilegais durante as operações realizadas no âmbito do estado de exceção decretado pelo governo em um setor da fronteira binacional, segundo informou uma fonte oficial.
Em 27 de agosto, os dois países convocaram seus embaixadores por causa da crise.
No dia 7 de setembro, a Venezuela fechou a passagem de Paraguachón, entre o estado venezuelano de Zulia e o departamento colombiano da Camponesa. Segundo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o objetivo é avançar na luta contra o contrabando e a violência.
Nos municípios próximos das duas passagens, o presidente Maduro decretou estado de exceção.

Policiais colombianos observam compatriotas carregar seus pertences ao cruzar a fronteira do rio San Antonio del Tachira, na Venezuela, até Villa del Rosario, na Colômbia. Cerca de mil colombianos ilegais foram deportados durante uma operação na fronteira (Foto: Eliecer Mantilla/AP)Policiais colombianos observam compatriotas carregar seus pertences ao cruzar a fronteira do rio San Antonio del Tachira, na Venezuela, até Villa del Rosario, na Colômbia. Cerca de mil colombianos ilegais foram deportados durante uma operação na fronteira (Foto: Eliecer Mantilla/AP)

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!