O governo federal suspendeu a edição 2015 da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), prova aplicada em todo o país para alunos do 3º ano do ensino fundamental,
etapa em que se completa o ciclo de alfabetização.
A decisão, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foi pedagógica -- e não financeira, como chegou a ser noticiado.
"Terminamos de processar os dados do ano passado agora [em meados de julho]", explicou o presidente do Inep, Francisco Soares. "Precisamos mergulhar nos dados [do ano anterior antes de produzir novas estatísticas."
"É absolutamente essencial colocar a alfabetização no centro do debate", afirma Soares, explicando que o foco está em monitorar a aprendizagem dos alunos e não apenas em acumular avaliações.
No Inep, já se discute a necessidade de a avaliação ser anual -- há indicativos de que a prova poderia ser aplicada a cada dois anos. "A questão financeira impactou, mas não disparou [o processo para repensar a periodicidade da prova]", diz Soares.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A ANA é uma das estratégias para execução do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), instituído pelo governo federal em julho de 2012. Pelo Pnaic, os alunos deveriam estar alfabetizados até 8 anos de idade, ou no 3º ano do ensino fundamental.
A previsão no Pnaic era de que a ANA seria anual e seus resultados seriam disponibilizados para as escolas como instrumento de monitoramento e de ajuste nos currículos.
Para especialistas ouvidos pelo UOL, a suspensão da edição da prova não causará impacto importante no Pnaic. Eles criticam a lentidão do programa, que estaria de escanteio entre as políticas do MEC (Ministério da Educação).
Fonte: Uol
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