Páginas

domingo, agosto 02, 2015

Com quase 50 anos, Barreira do Inferno é o segundo ponto turístico mais visitado do RN

Local recebe cerca de 100 mil visitantes por ano (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)As vésperas de completar 50 anos de atividades, O Centro de Lançamentos Barreira do Inferno ou simplesmente Barreira do Inferno é atualmente o segundo ponto turístico mais visitado do
estado, chegando a receber cerca de 100 mil visitantes por ano. Fundada em 1965 o local se tornou a primeira base de foguetes da América do Sul e está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, distante 12 km de Natal.

A reportagem do portalnoar.com visitou o local e registou o movimento intenso de visitantes, em sua maioria, turistas curiosos por conhecer um pouco mais sobre as pesquisas espaciais brasileiras e também sobre a história do lugar.

Sempre aberto ao público, o local funciona de domingo a domingo, no horário das 8h30 às 15h30 e recebe diariamente uma média de 500 visitantes. De acordo com o Cabo Jeferson de Azevedo, guia turístico da área, o local tem esse nome por estar próximo ao campo de dunas do bairro de Ponta Negra, região denominada “Barreira do Inferno” por pescadores porque, ao amanhecer, os reflexos do sol tornam as falésias do local vermelhas como fogo.

Além dos aspectos turísticos a Barreira do Inferno abriga também muito conhecimento científico através de projetos desenvolvidos em parcerias com universidades federais e institutos astronômicos internacionais. Ao todo, três mil foguetes de pesquisa já foram lançados pela base desde sua fundação.

Entre os visitantes o clima é de curiosidade. É o caso do casal piauiense Antônio Leal e Maria de Fátima. Pela primeira vez em Natal eles revelaram estar encantados com a história do local e com a importância que a base representa para o desenvolvimento cientifico do Brasil. “Estamos maravilhados”, disseram eles.

Visitantes ficam encantados com a história do lugar (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Visitantes ficam encantados com a história do lugar (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Quem pensa que o local atrai apenas turistas está enganado. A base desperta também a curiosidade do próprio natalense que aproveita a folguinha do final de semana para conhecer um pouco mais sobre a história da própria cidade. ´

É o caso do funcionário público Fernando Ferreira. Mesmo morando em Natal, ele revela que nunca tinha visitado o local e que aproveitou a visita de parentes para conhecer junto com eles o local.

Atualmente a Base de Lançamentos desenvolve projetos como o Rastreamento do veículo lançador Ariane, em conjunto com o Centro Espacial Francês no (Kourou, Guiana Francesa), em conformidade com o estabelecido em um acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA); continuação dos testes e experimentos de interesse do Comando da Aeronáutica; disponibilização dos meios operacionais em proveito de experimentos de interesse da Marinha e do Exército Brasileiro, visando, além da participação de projetos de interesse da Força Aérea Brasileira, incremento da cooperação entre as Forças Armadas.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!