Com a proximidade da possível data para definição do grupo LATAM em definir a sede do seu hub no Nordeste, em agosto, o acirramento da disputa entre os
governos de Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte para atrair o investimento de cerca de R$ 4 bilhões e que deve gerar em torno de 10 mil empregos, ganha tempero de agressividade e lobby.
Na última semana, os senadores cearenses Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Pimentel (PT-CE), além da presidente da LATAM, Claudia Sender se reuniram com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para tratar de uma possível área de expansão do terminal, no caso da escolha da companhia pelo aeroporto Pinto Martins, que também está no pacote de concessões para a iniciativa privada.
De acordo com o senador Eunício, o grupo empresarial, através de sua presidente, manifestou entusiasmo ao ouvir as garantias do governo federal em relação a infraestrutura aeroportuária. “Na questão federal, na questão de adequação do aeroporto, de atender as demandas da empresa na questão da concessão, isso está definido, o ministro Padilha concordou e vai fazê-las, isso animou a empresa”, disse. Ainda segundo os políticos cearenses uma forma de incrementar o incentivo sobre o ICMS do combustível também deve ser elaborada.
Do lado de Pernambuco, o foco também foi atuar junto à Secretaria de Aviação Civil, na tarde desta terça-feira (22), o governador Paulo Câmara tratou da viabilização de áreas federais para o empreendimento da LATAM. O chefe do Executivo está na campanha para mobilizar força política em pressionar a possível cessão de áreas federais da Aeronáutica para sediar o hub.
O governador também ligou nos últimos dias para a presidente da companhia, Claudia Sender para tratar de assuntos do hub.
RN aposta em incentivos e dados técnicos
O comitê pró-hub do RN mantém o otimismo e confiança pela conquista da TAM. Um vídeo promocional com 15 motivos para vencer a disputa exalta os critérios técnicos como o aeroporto 100% privatizado, incentivos fiscais do ISS em São Gonçalo e do ICMS do Governo do Estado, além da posição estratégica e a planta da Petrobras de produção do QAV que pode garantir um preço diferenciado para abastecimento de aeronaves.
“Acredito que vencerá a visão técnica, mas do que política, mas não nos omitimos na questão política, estamos mobilizados nas prefeituras, governo e bancada federal. Acredito que essa pressão do Ceará e Pernambuco é mais questão de jogo de cena e estamos totalmente dentro da disputa”, afirmou o secretário municipal de Turismo de Natal, Fred Queiroz.
TAM avança em estudos técnicos
A LATAM por meio das consultorias Arup e Oxford Economics está finalizando um relatório de viabilidade para o centro de conexões do Nordeste e deverá entregar o estudo até o início do mês de agosto.
Os técnicos passaram na última semana em natal, onde conheceram os potenciais econômicos e incentivos para o hub e durante esta semana estão continuando os estudos em Recife e Fortaleza.
“Após os estudos das três cidades, acredito que em uma ou duas semanas a TAM estará com o relatório em mãos para anunciar o vencedor. Não sei o que os outros apresentaram, mas tenho confiança que estamos melhor”, disse o secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar.
A confiança na vitória potiguar também foi exaltada pelo secretário. “A expectativa é que a partir de outubro de 2016, a TAM comece a operar em Natal com voos quatro diários para Milão e Madri e cinco para Londres e Paris. Se eu estivesse em um jogo apostaria com certeza em Natal para vencer”, afirmou Ruy.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!