Páginas

segunda-feira, junho 22, 2015

Venezuela marca eleições parlamentares para 6 de dezembro

Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, durante a abertura da Cúpula das Américas, no Panamá, nesta sexta (10) (Foto: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)As eleições parlamentares na Venezuela serão realizadas no próximo 6 de dezembro, anunciou nesta segunda-feira (22) o Conselho Nacional Eleitoral,
acabando com a longa especulação sobre a data.
O presidente Nicolás Maduro atualmente conta com maioria na Assembleia Nacional, mas a crise econômica, incluindo a escassez generalizada e a inflação ruiu a popularidade do governo.
Os venezuelanos deverão eleger 167 legisladores da Assembleia Nacional. Pesquisas apontam que o governo socialista pode perder vantagem.
A queda na popularidade do governo gerou temores de que o presidente cancelasse as eleições parlamentares. Em março, o líder opositor e governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, declarou que Maduro seria capaz de suspender as eleições.
Eleições 'decisivas'
"Nunca o governo teve um cenário com essa diferença (nas pesquisas) antes de um processo eleitoral. Agora tem. Serão capazes de suspender a votação? Eu acho que são capazes de qualquer coisa", disse Capriles na ocasião. Ele considera que estas eleições são decisivas "para derrotar constitucionalmente o governo".
O governo brasileiro pressionou o país vizinho para realizar as eleições parlamentares. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou em março que o governo brasileiro estava buscando "incansavelmente" uma solução para a crise política na Venezuela e disse que insistia com o governo venezuelano na convocação de eleições parlamentares no país "no menor prazo possível". No Brasil, a oposição critica o governo brasileiro por ser supostamente "conivente" com o governo do país vizinho.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!