O Sebrae no Rio Grande do Norte e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vão passar a trabalhar juntos para oferecer soluções ao público que busca microcrédito ou
apresenta fragilidades na área de gestão. As ações que serão desenvolvidas estão sendo definidas durante reuniões que são realizadas em todos os escritórios do Sebrae no interior do estado e também na sede da Instituição em Natal. A meta é elaborar um cronograma que contemple o público alvo do Sebrae em projetos, como Negócio a Negócio, Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) e Oficinas SEI, e, por parte do banco, clientes do Crediamigo e Agroamigo em todo o Rio Grande do Norte.
Na prática, a parceria funciona com os agentes das duas instituições apresentando soluções para essas duas áreas (gestão e crédito). As reuniões que definem as estratégias servem para que técnicos do Sebrae conheçam os produtos do banco, em especial os dois de microcrédito, e os assessores e coordenadores do Crediamigo as soluções do Sebrae para Microempreendedores Individuais (MEI) e potenciais empresários. No caso dos produtores rurais, a solução financeira seria o Agroamigo e, na parte de gestão da propriedade, o programa No Campo, do Sebrae.
As estratégias para a região Seridó e Trairi serão discutidas nesta semana. Na terça-feira (2), os técnicos do Sebrae e assessores do banco se reúne em Caicó para traçarem o plano de ação para as cidades do Seridó Ocidental. Na quarta-feira (3), é a vez de elaborar em Currais Novos os planos para os municípios das regiões do Seridó Oriental e do Trairi. Já foram realizadas também reuniões em Apodi, Mossoró e Pau dos Ferros. A de Nova Cruz ainda não tem data definida.
Região metropolitana
Os planos para Grande Natal e região do Mato Grande foram traçados na sexta-feira (29). Durante a reunião, foram apresentados os produtos do Sebrae para os assessores do Crediamigo. Também foi elaborado o plano de ação, que visa atender potenciais empresários e MEI em eventos, como Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), Negócio a Negócio, além de programar turmas das Oficinas SEI para os clientes do Crediamigo.
Também foi proposta a abertura do projeto Crediamigo Itinerante, onde agentes do Programa vão percorrer seis municípios de atuação do escritório de Natal para atender os MEI. “Enquanto a gente entende da gestão do pequeno negócio, o Crediamigo entende do acesso ao credito para os MEI”, diz a analista da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae-RN, Ruth Suzana Maia.
Ruth Suzana Maia esclarece ainda que o plano de ação vai auxiliar os empresários que precisem de apoio ao acesso ao crédito e fortalecer ainda mais a carteira de clientes do Crediamigo. “Esse plano de ação é importante porque vai diminuir a inadimplência, melhorar a gestão dos nossos clientes”, explica.
O Credamigo é o maior programa de microcrédito do Brasil e também da América do Sul e, faz parte do Programa Crescer, do Governo Federal, atuando de maneira rápida e sem burocracia na concessão de créditos em grupo solidário ou individual.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!