A preparação da cidade do Rio de Janeiro para receber a Olimpíada de 2016 foi tema de uma grande reportagem nesta semana do jornal
inglês Daily Mail. E a publicação criticou bastante o andamento das obras para o evento que terá início daqui a pouco mais de um ano, no dia 5 de agosto.
Sob o título "Estádios que são apenas estruturas de metais e sedes que são só pedra. Imagens aéreas impressionantes revelam como o Brasil enfrenta a maior corrida da história olímpica para ter tudo pronto no Rio em 2016", o jornal traz fotografias exclusivas e informações sobre a preparação do país. E as críticas não são poucas.
"Nossas imagens mostram que deve haver um sentimento de pânico entre aqueles responsáveis por colocar em ação 'O Maior Show da Terra em 2016'", diz um trecho da publicação.
O jornal faz uma comparação com a preparação de Londres para a Olimpíada de 2012 e diz que o cronograma do Comitê Organizador Rio-2016 deixa muito a desejar.
"Muitas sedes importantes que estavam prontas e em fase final de acabamento no Parque Olímpico de Londres em 2011, estão apenas em fase inicial. Algumas arenas no Rio nem começaram a tomar forma ainda. Enquanto isso, ruas, pontes, passagens subterrâneas e linhas de ônibus expresso e estações ainda aguardam o início da construção", diz outra parte da reportagem.
O repórter Matt Roper, que assina a matéria, diz que durante o sobrevoo do Parque Olímpico não havia nenhum sinal de atividade dos trabalhadores. Ele, inclusive, relata uma situação preocupante no local onde deve ser erguido o velódromo.
"Sedes que estão sendo construídas incluem o velódromo, na entrada do Parque, onde uma gigantesca estrutura de metal repousam dentro de um esqueleto de concreto, cercada por areia e pilha de materiais de construção. Em contraste, o velódromo de Londres-2012 estava totalmente concluído em fevereiro de 2011, 18 meses antes da cerimônia de abertura".
O artigo segue com diversas fotos e o relato de mais problemas e até um certo tom irônico. A situação do Complexo de Tênis é bastante criticada.
"Enquanto o estádio que comportará 10 mil pessoas está começando a tomar forma, as outras duas arenas, para 5 mil e 3 mil espectadores, respectivamente, e as sete quadras secundárias não podem ser vistas. O complexo, com um total de 16 quadras, precisa estar pronto para o evento-teste de dezembro. Será como construir um Wimbledon inteiro em apenas seis meses."
O Daily Mail traz fotos não só do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, como também do Complexo de Deodoro, que sofre com atrasos.
A reportagem traz também entrevistas com membros do Comitê Organizador e do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, garantindo que tudo ficará pronto a tempo.
Mas o jornal questiona se realmente isso será possível e ainda diz: "Autoridades da cidade negam que prometeram mais do que podem entregar, e que tudo estará pronto em 5 de agosto de 2016, mesmo que o trabalho seja concluído em cima do limite. Se elas estiverem erradas, nem mesmo a beleza do Rio de Janeiro, suas lindas praias e o visual de tirar o ar serão capazes de impressionar".
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!