Uma portaria conjunta da Secretaria de Fazenda e da Coordenação da Receita do Estado (CRE) do Paraná divulgada nesta segunda-feira (22) determina o afastamento de 11 auditores fiscais investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) no esquema de corrupção instalado na Receita Estadual.
Em inquérito concluído na última sexta-feira (19), 112 pessoas foram indiciadas acusadas de integrar o esquema, entre eles 53 auditores fiscais.
A decisão pelo afastamento leva em consideração a certidão expedida pela 3ª Vara Criminal de Londrina noticiando o oferecimento de denúncia contra 11 auditores citados: Amadeu Serapião, Claudio Tosatto, Dalton Lázaro Soares, Iris Mendes da Silva, Marcio de Albuquerque Lima, Marco Antonio Bueno, Miguel Arcanjo Dias, Orlando Coelho Aranda, Ranulfo Dagmar Mendes, Ricardo de Greitas e Rosângela de Souza Semprebom.
A medida se faz necessária porque os efeitos das portarias de afastamento publicadas e motivadas em virtude da prisão por ordem judicial perdem o efeito no momento da concessão da soltura (habeas corpus) dos servidores envolvidos.
Os afastamentos são datados de maio, mas a portaria assinada pelo secretário de Fazenda Mauro Ricardo Costa e pelo diretor da CRE Gilberto Calixto é do dia 17 de junho.
Entre os outros motivos para a decisão apontados na portaria está um parecer expedido pelo Conselho Superior dos Auditores Fiscais, "no sentido de que o afastamento se mostra conveniente e oportuno para o prosseguimento das investigações de natureza administrativa em curso na Coordenação da Receita do Estado".
Fonte: CGN/São do Bonde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!