Páginas

segunda-feira, junho 15, 2015

Exigência de extintor ABC nos veículos é adiada para 1º de outubro

Denatran não pretente ampliar prazo para troca de extintores (Foto: Alberto Leandro)O Departamento Nacional de Trânsito (Detran) vai adiar novamente por mais 90 dias o início da obrigatoriedade dos extintores de incêndio do tipo ABC
para os veículos.

O último prazo estabelecido pela resolução n° 521/2015 para os motoristas se adequarem a norma era 1º de julho de 2015. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicará uma nova resolução que prorrogará o último prazo para 1 de outubro.

A mudança foi feita a pedido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. A decisão é um esforço conjunto do ministro e do Denatran para que os técnicos possam concluir as avaliações que estão sendo realizadas. O objetivo da troca dos extintores de incêndio é garantir maior segurança aos motoristas e passageiros.

Os extintores ABC são mais modernos e atendem todas as classes de incêndio. O pó especial é capaz de combater princípios de incêndios em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e equipamentos energizados.

Inicialmente, o prazo estabelecido para as mudanças nos equipamentos era 31 de dezembro de 2014. Os extintores com carga ABC abrangem as partes voláteis, elétricas e sólidas da estrutura do veículo.  A resolução, quando for efetivada, diz que motorista que for pego após com extintor vencido ou com modelo antigo após o período em que a determinação entrar em vigor pagará multa no valor de R$ 127, 69.

A resolução vai afetar diretamente os seguintes tipos de veículos: Os fabricados entes de 2005 e que ainda estiverem circulando com o antigo extintor BC; Os que já possuem o novo tipo de extintor ABC, mas cuja data de validade do equipamento chegar ao fim no dia 31 de dezembro e aqueles cujo extintor apresentar despressurização ou danos no recipiente, a exemplo de ferrugem ou falhas que impeçam a identificação do equipamento.

Fonte: Portal Noar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!