A Coreia do Norte anunciou nesta sexta (19) ter encontrado a cura para os vírus da Mers, da Sars, do ebola e da Aids. O regime do ditador Kim Jong-un não forneceu
provas.
Não é a primeira vez que a Coreia do Norte vangloria-se de ter feito descobertas que são impossíveis de serem comprovadas pela comunidade internacional.
O anúncio ocorre no mesmo momento em que a Coreia do Sul, nação inimiga para os norte-coreanos, enfrenta uma epidemia de Mers que já matou mais de 25 pessoas. Não existe vacina conhecida para a doença.
Segundo a agência de notícias oficial norte-coreana, a KCNA, os cientistas do país desenvolveram uma substância chamada Kumdang-2 a partir de uma mistura de ginseng, terras raras e fertilizante.
Em 2006 e 2013, quando ocorreram surtos de gripe aviária, a Coreia do Norte alardeou possuir o mesmo medicamento.
Apesar da suposta descoberta, a Organização Mundial de Saúde acredita que doenças respiratórias —como tuberculose, que é tratável— estão entre as principais causas de morte no país.
SECA
Nesta semana, a Coreia do Norte anunciou estar enfrentando sua pior seca nos últimos cem anos.
Cerca de 30% das plantações de arroz do país secaram, segundo a KCNA.
Nos anos 1990, a Coreia do Norte sofreu uma grave crise de fome que, acredita-se, matou centenas de milhares de pessoas. Como o regime do país é fechado, observadores internacionais não puderam contabilizar a dimensão do problema.
Segundo a ONU, o número de norte-coreanos atingidos pela fome passou de 4,8 milhões de pessoas, em 1990, para 10,5 milhões em 2014.
Atualmente, o regime norte-coreano é alvo de sanções da comunidade internacional por se recusar a por fim ao seu programa nuclear.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!