O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) deu início às obras para a recolocação da cerca de proteção do Morro do Careca, cartão-postal de Natal. A duna, que possui quase 100 metros de altura, fica na praia de Ponta Negra, na Zona Sul da cidade. Feita de madeira maçaranduba trazida do Pará, a cerca terá 99 metros de extensão por 1,80 metro de altura.
Segundo o próprio Idema, a antiga cerca cedeu em março em função do avanço das marés. Na época, o órgão providenciou de forma emergencial a remoção da velha estrutura para que fossem evitados acidentes, e abriu um processo para a reconstrução do equipamento.
O Idema informou também que a obra está sendo realizada durante as madrugadas em função da baixa maré. “Para evitar danos causados pela erosão, os cabos de aço que serão colocados na cerca, são galvanizados e revestidos com PVC. A obra deverá ser concluída em até no máximo 60 dias”, acrescentou.
Escalada proibida
O Morro do Careca é o principal símbolo turístico e cartão-postal de Natal. É uma duna de 107 metros margeada por vegetação. Localiza-se ao extremo sul da praia de Ponta Negra. No passado, a duna era fonte de diversão. Banhistas e turistas escalavam o morro e o desciam com a ajuda de uma prancha de madeira chamada de skibunda. No entanto, desde o fim dos anos 1990, sua escalada foi proibida como medida de preservação da mata nativa e, também, para evitar a descida da areia e diminuição da altura do morro.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!