O deputado federal Walter Alves, vice-líder da bancada do PMDB na Câmara, falou no plenário da Casa, nesta quinta-feira, sobre a crise hídrica que atinge os municípios
potiguares e cobrou do Governo Federal planejamento financeiro e ações resolutivas que solucionem o problema.
Walter externou a preocupação de evitar atrasos em repasses de recursos federais, bem como uma ação planejada do Governo Federal para a situação que é das piores da história. “Com planejamento, estratégia e, principalmente, ação, precisamos dar segurança hídrica para meio milhão de pessoas e dar melhor qualidade de vida para a população do Rio Grande do Norte. Vamos acompanhar o caso de perto para melhorarmos a situação”, avisou.
O parlamentar destacou que todos os reservatórios potiguares estão com níveis baixos e que a população é a principal atingida com a falta de água. “Temos reservatórios com cerca de 30% da capacidade, o que já é pouco, mas também temos alguns em colapso, praticamente secos, como é o caso do reservatório de Pau dos Ferros, um dos principais do Alto Oeste com 0,71% da capacidade e o Gargalheiras em Acari, um dos principais do Seridó, com 13,08%. Precisamos de medidas resolutivas realmente efetivas para minimizar esse problema que impacta diretamente na vida dos potiguares”, pontuou.
O peemedebista ainda lembrou que a seca causa impacto direto na economia potiguar. Segundo ele, durante o governo de Garibaldi Alves Filho, quando foi desenvolvido o maior programa de adutoras do Rio Grande do Norte, a pecuária potiguar representou 8% do Valor Agregado Bruto (VAB) do RN. E hoje, após anos de seca e de falta de grandes investimentos, o setor representa apenas 2%.
Fonte: Portal JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!