O Sebrae no Rio Grande do Norte lança na próxima quinta-feira (7) a nona edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Prefeitos dos 167 municípios do Rio Grande
do Norte foram convidados para o lançamento da etapa estadual da premiação, que visa estimular a adoção de políticas públicas de incentivo às micro e pequenas empresas. O evento ocorre na próxima quinta-feira (7), no auditório da sede da Instituição, em Natal, a partir das 11h. O concurso reconhece o esforço de gestores públicos que tenham elaborado e implementado projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de negócios de pequeno porte em âmbito municipal. Após o lançamento, o Sebrae divulgará a data de início das inscrições, que poderão ser feitas no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.
A exemplo da saúde, educação, segurança e infraestrutura, a ideia do prêmio é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda da gestão municipal. Além disso, estimular a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nas cidades e reconhecer os gestores públicos que valorizam os pequenos negócios. Essa legislação estabelece uma série de privilégios para o surgimento e expansão dos negócios de pequenos, bem como o incremento da economia local. Praticamente, todas as cidades do estado têm a lei aprovada e em vigor.
Para o gestor estadual do Prêmio, Hélmani de Souza Rocha, a proposta é valorizar os gestores que apostam no empreendedorismo como instrumento de inclusão econômica. “Os prefeitos que fazem com que a economia de suas cidades cresça favorece tanto o desenvolvimento no âmbito municipal quanto regional. E é aí que o Sebrae entra para fazer com que os administradores públicos municipais enxerguem novas condições de crescimento, em termos de negócios e oportunidades”, revelou o gestor.
O concurso é realizado a cada dois anos. A novidade desta edição é a implantação de três categorias: inovação e sustentabilidade, municípios integrantes do G100 (grupo de 100 municípios com maior índice populacional e menor índice de desenvolvimento humano) e inclusão produtiva com segurança sanitária. Os administradores municipais ainda podem concorrer nas categorias Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização e Pequenos Negócios no Campo.
Os vencedores da etapa potiguar ganham o direito de representar o Rio Grande do Norte na fase final do prêmio, que ocorre em Brasília. No total, serão premiados nacionalmente 13 prefeitos, um a mais que na última edição. No estado, a última versão da premiação reconheceu o prefeito de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa (categoria Melhor Projeto). Já o prefeito de Baía Formosa, José Nivaldo Araújo de Melo foi o campeão na categoria Lei Geral Implementada e, o de Bom Jesus, Edmundo Aires de Melo Júnior, levou o troféu na categoria Compras Governamentais. O reconhecimento na categoria Novos Projetos foi para o prefeito de Currais Novos, José Vilton da Cunha, enquanto o de Lucrécia, Antônio Walter de Araújo, ganhou na categoria Pequenos Negócios no Campo. O troféu da categoria Desburocratização ficou com prefeito de Parelhas, Francisco Assis de Medeiros, também conhecido como Pepeu.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!