A Prefeitura de Parnamirim continua intensificando as ações de combate à dengue e a febre chikungunya no município. A Secretaria Municipal de Saúde
(Sesad) reforçou as equipes de agentes com a chegada de quatro carros fumacês, que estão percorrendo os bairros com maior índice de proliferação do mosquito. Até abril deste ano, foram notificados 936 casos, sendo 85 comprovados sorologicamente.
Além dos carros fumacês, a Sesad disponibiliza 90 agentes que realizam o trabalho preventivo casa a casa. Destes, quatro utilizam as duas máquinas de fumacê portátil para a ação intradomiciliar (trabalho interno). Os agentes são munidos de pesca-larva, bacia, picadeira, lanterna, larvicida, escala métrica, tubos de vidro e álcool para a realização do trabalho focal. Além disso, os profissionais utilizam dois tipos de inseticida para combater o mosquito: Malateon – uma solução aquosa – é pulverizado pelos carros fumacês. Já a Deltametrina, um óleo vegetal, é usado pelas máquinas portátil.
De acordo com o secretário de Saúde, Henrique Costa, o trabalho de combate e prevenção continuará em todo o município. “Priorizamos os bairros que apresentaram maior índice de proliferação nesse primeiro ciclo do trabalho e já estamos iniciando o combate nas demais localidades em toda a cidade. É importante que a população fique em alerta e nos ajude a prevenir”, ressalta.
Segundo Henrique, seis bairros apresentaram maior índice de infestação do mosquito e já receberam o trabalho de reforço: Nova Parnamirim, Emaús, Parque Industrial, Passagem de Areia, Rosa dos Ventos e Bela Parnamirim.
O trabalho de prevenção continua em mais oito bairros: Liberdade, Jardim Planalto, Monte Castelo, Boa Esperança, Centro, Vida Nova, Jockey Club e Parque de Exposição.
Além da dengue, a Sesad também está em alerta para a prevenção contra o chinkungunya, novo vírus que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e provoca sintomas ainda mais intensos no organismo humano. Parnamirim não notificou ainda nenhum caso.
Por fim, o secretário de Saúde informou que mutirões e mais ações preventivas serão realizadas também nos postos de Saúde e Escolas, através de palestras e distribuição de panfletos.
Levantamento
Segundo dados da Sesad, Parnamirim registrou 936 casos nos quatro primeiros meses de 2015, sendo 85 comprovados. O número é quatro vezes maior que o contabilizado no mesmo período de 2014, quando ocorreram 209 casos. Em 2014, 924 casos foram notificados. Destes, 373 confirmados. 2013 registrou 1.153 casos, sendo 467 comprovados sorologicamente.
Apesar do elevado número de casos notificados neste ano, a média de 1.2 do índice de infestação predial é classificada como de médio risco.
Dúvidas sobre a dengue? Quer denunciar possíveis focos do mosquito? Ligue para o 3644 – 8364.
Fonte: Portal JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!