O IBGE divulgará na próxima quinta-feira (07), às 10 horas, na sede do IBGE/RN, os primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
(PNAD Contínua) por Unidades da Federação. Serão divulgados seis indicadores, com periodicidade trimestral: taxa de desocupação, nível da ocupação, população ocupada, população desocupada, empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado e rendimento médio real de todos os trabalhos. Estes primeiros resultados vão abranger desde o 1º trimestre de 2012 ao 1º trimestre de 2015. A partir de agora, os resultados por estado serão divulgados todos os trimestres.
A PNAD Contínua começou a ser divulgada em janeiro de 2014, com dados para Brasil e grandes regiões. Com uma série histórica que se inicia no primeiro trimestre de 2012, o objetivo da pesquisa é substituir as atuais Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), potencializando os resultados produzidos por ambas. Em relação à primeira, agrega a cobertura do território nacional; e, em relação à segunda, a disponibilização de informações sobre trabalho com periodicidade de divulgação trimestral, que permitirá a análise conjuntural do tema.
A PNAD Contínua produz informações sobre a inserção da população no mercado de trabalho, segundo características como idade, sexo e nível de instrução. A pesquisa permite também o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país através da produção de dados anuais sobre outras formas de trabalho, trabalho infantil, migração, entre outros.
É preciso enfatizar que, mesmo em relação à PNAD anual, a PNAD Contínua propicia uma cobertura territorial mais abrangente. A cada trimestre, investiga 211.344 domicílios em aproximadamente 16.000 setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios – a PNAD anual, por exemplo, visita 1.100 municípios ao ano. Essa abrangência geográfica implica operação de campo e apuração de resultados complexos, e exige processo de implantação por etapas.
A PNAD Contínua é parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), novo modelo de produção de pesquisas amostrais domiciliares do IBGE, em que o planejamento, a execução, a análise e a disseminação dos resultados das diversas pesquisas que o compõem ocorrerão de forma integrada, facilitando o atendimento de demandas e a otimização dos recursos.
Os dados já publicados da PNAD Contínua para Brasil e grandes regiões podem ser acessados pelo link http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pnad_continua/default.shtm.
Fonte: Portal Noar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!