Páginas

domingo, abril 05, 2015

Técnicos encontram outra pá de helicóptero longe do ponto da queda

Primeira pá de helicóptero localizada na região do acidente  (Foto: Reprodução/TV Globo)Os técnicos que trabalham na região do acidente de helicóptero que matou cinco pessoas nesta quinta-feira (2) localizaram uma segunda pá do rotor da aeronave,
informou o SPTV. Ela também estava distante do ponto de impacto – o helicóptero caiu em um condomínio de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Entre os mortos no acidente está o filho caçula do governador Geraldo Alckmin, Thomaz, de 31 anos.

A primeira pá do rotor principal, conjunto que popularmente é conhecido como hélice, havia sido localizada na manhã desta sexta-feira (3), em um terreno, por funcionários de uma empresa de manutenção. A segunda pá foi encontrada também nesta sexta durante os trabalhos de remoção dos destroços da aeronave. 
Praticamente todas as partes do helicóptero já foram levadas para um hangar da Aeronáutica no Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, onde está a unidade regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Entre as peças que eles vão analisar estão as pás encontradas. O acidente aconteceu justamente num voo teste depois de as pás de sustentação terem passado por manutenção. Ainda não há confirmação, no entanto, se as peças têm relação com o acidente.
Uma das pás aparece nas imagens de uma câmera de monitoramento. O helicóptero cai em trajetória vertical. E, instantes depois, dá para ver a pá caindo em outra direção.
O especialista em aeronáutica Sharon Ian acredita que uma falha no rotor, e não nas pás, possa ter sido o principal motivo da queda. “Quando você dá partida e começa a girar, se ela estiver mal instalada, solta, a vibração vai ser tão grande que o piloto vai perceber. E esse piloto era muito experiente. Então, ele com certeza perceberia um problema mais sério, mais obvio de instalação”, disse.

Acidente
O acidente ocorreu no fim da tarde de quinta-feira (2). Além do filho do governador, morreram o piloto Carlos Haroldo Isquerdo Gonçalves, de 53 anos, e os mecânicos Paulo Henrique Moraes, de 42 anos, Leandro Souza, de 34 anos e Erick Martinho, de 36 anos.
Foi preciso montar uma força-tarefa no condomínio para o acesso de guindastes que fizeram a remoção dos destroços do helicóptero. Partes do aparelho atingiram uma casa em construção, além de árvores e residências vizinhas. Uma pá foi encontrada perto do local da queda.

Investigação policial
O delegado Marcos César Santos, assistente do 1º Distrito Policial de Carapicuíba, diz que testemunhas serão ouvidas já na segunda-feira (6) dentro do inquérito policial sobre o caso (veja vídeo abaixo).

"A partir de segunda-feira nós já começamos a ouvir as pessoas de interesse do inquérito policial. Nós pretendemos começar pela parte técnica, pelas pessoas que prestam manutenção da aeronave e pelos responsáveis também", explicou o delegado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!