Um estudante autista de 18 anos foi agredido e ameaçado por um motorista de um ônibus escolar municipal em Santa Bárbara d’ Oeste (SP). Imagens gravadas pelo
celular de uma das alunas que estavam no coletivo mostram que o homem puxa a orelha do jovem, dá tapas na perna e ameaça “dar um soco na boca” caso ele tente tirar o cinto de segurança novamente. O vídeo foi gravado na quinta-feira (12), quando o menino voltava da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A Prefeitura afirmou que vai apurar o caso e abrir uma sindicância. (veja acima)
Durante o vídeo, que tem duração de seis minutos, o motorista dá um soco no painel do ônibus e afirma que “é isso que ele vai fazer na boca” do garoto, se ele tirar o cinto de segurança. Depois, o homem olha várias vezes para trás enquanto dirige e diz que o jovem não vai mais andar na frente do coletivo. Nas imagens também é possível ver que chovia no momento da discussão.
Após as ameaças, o garoto tira o cinto de segurança e recebe tapas na perna do motorista. Minutos depois, o homem para o coletivo, se aproxima do estudante, puxa a orelha e afirma novamente que vai dar socos na cara do jovem, com o punho em riste. Durante a discussão, o condutor, que é funcionário da Prefeitura de Santa Bárbara, chama o aluno de “palhaço”.
“Bate aqui palhaço. Você não vai mais na frente, eu não vou deixar você ir na frente. Põe o cinto agora. Olha o tamanho do meu braço, eu quero que você tirar o cinto. Põe o cinto agora seu palhaço. Põe que eu estou mandando. Você tá me ouvindo? Eu não tô brincando com você. Vou pegar você e dar um soco no meio da boca”, diz o motorista durante a discussão.
‘Inaceitável’
A mãe do aluno, que não quis se identificar, afirmou que viu o vídeo e que ficou muito decepcionada com a conduta do motorista. Ela disse que conhece o rapaz há seis anos e que ele nunca tinha tratado o garoto mal. Ela contou ainda que o ônibus transporta estudantes da Apae e também de outras escolas do município. “É inaceitável. Eu não entendi, ele leva meu filho há seis anos e nunca aconteceu nada. Não compreendo um descontrole desse”, disse.
A dona de casa ainda afirmou por telefone ao G1 que vai conversar com o marido para decidir se vai à Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência sobre o caso. “Não sei o que vou fazer ainda, mas espero que ele receba a punição dele que é ser demitido e nunca mais trabalhar com transporte de estudantes”, explicou.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste afirmou, em nota oficial, que a Secretaria de Educação ainda não teve acesso ao vídeo de maneira oficial e não tem “informação de qual seria a linha, funcionário envolvido e quando teria ocorrido”. Além disso, o Executivo informou que os ônibus costumam ter moradores mas que na quinta-feira um deles havia faltado. Se confirmar a ocorrência, "o funcionário será afastado e uma sindicância será instaurada para apurar os fatos”. Já a Apae afirmou que só vai se manifestar depois que conversar com os pais do garoto.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!