O técnico Levir Culpi ficou conhecido no futebol como um "burro com sorte" e até escreveu uma autobiografia com esse título. E
o treinador do Atlético-MG fez valer o apelido mais uma vez. O primeiro triunfo alvinegro na Copa Libertadores, sobre o Santa Fe, por 1 a 0, no Estádio El Campín, foi garantido com um gol do atacante Lucas Pratto, aos 13 minutos do segundo tempo. Num lance de pura sorte do comandante. O Atlético quebrou um tabu de 35 anos do Santa Fe como mandante e mostra que ainda é candidato na Libertadores.
Levir Culpi já tinha conversado com Dodô e Maicosuel, que entraram nos lugares de Cárdenas e Lucas Pratto. Os dois atletas já estavam na beirada do gramado, quando Carlos conseguiu dominar uma bola entre os zagueiros e arrumar um escanteio. Homem das bolas paradas do Atlético em Bogotá, Cárdenas ficou em campo para cobrar o escanteio. O colombiano bateu com perfeição e achou Lucas Pratto, que marcou o primeiro gol mineiro no torneio continental.
A exibição não vai ser daquelas para entrar para história. Não foi com grande futebol, mas foi com muita dedicação e luta. O resultado recoloca o Atlético na disputa por uma das duas vagas do grupo. Os brasileiros somam três pontos e agora jogam duas vezes em casa, a primeira delas contra o próprio Santa Fe, dia 9 de abril, por enquanto no Estádio Independência. Agora, mais do que nunca, o "Eu acredito" voltou com força total.
Fases do jogo: Como era esperado, o Santa Fe deixou a bola mais tempo nos pés do Atlético e optou pelos ataques em velocidade pelos lados de campo. Apesar do meia Cárdenas fazer boa partida, a equipe brasileira não conseguia criar. A melhor oportunidade atleticana aconteceu somente aos 30 minutos, quando Douglas Santos pegou a sobra de uma bola mal afastada pela defesa e chutou para fora. Bem postado em campo, o Atlético conseguiu segurar bem as investidas do Santa Fe. Mesmo assim a equipe colombiana conseguiu levar perigo ao gol de Victor em pelo menos duas oportunidades, mas os atacantes não foram felizes nas finalizações.
Se na primeira etapa o Santa Fe não conseguiu pressionar o Atlético, o time da casa resolveu fazer isso no segundo tempo. Os primeiros minutos foram com pelo menos duas boas chegadas, mas a falta de pontaria de Quiñones e a presença de Victor evitaram que o primeiro gol da noite saísse aos quatro e oito minutos, respectivamente. Para o bem do atleticano, o gol saiu aos 13 minutos, com Lucas Pratto. O argentino marcou de cabeça, depois de cobrança de escanteio, fazendo o quarto dele ele seis jogos pelo clube alvinegro.
O Santa Fe se lançou de vez ao ataque e passou a ter mais posse de bola, fugindo da característica da equipe colombiana. Aos 22 o atacante Paez obrigou o goleiro Victor a fazer uma grande defesa. Bem postado, o Atlético se tornou perigoso nos contra-ataques e poderia até feito o segundo gol. Para dizer que não tentou, o Santa Fe acertou uma bola no travessão, aos 41 minutos, com Arias.
O melhor: Lucas Pratto. Uma chance apenas precisou o centroavante do Atlético para fazer o gol de jogo. Ele finalizou uma vez, o suficiente para garantiu o triunfo atleticano.
O pior: Luan. Partida de muita luta, mas ainda está devendo um bom futebol na Libertadores.
Chave do jogo: O "último lance". Levir já tinha conversando para as entradas de Dodô e Maicosuel, nos lugares de Cárdenas e Lucas Pratto. Antes da alteração um escanteio e o colombiano cobrou para o argentino fazer de cabeça.
Para lembrar:
Recordista: O goleiro Victor se tornou nesta quarta-feira o jogador que mais vezes defendeu o Atlético em Copa Libertadores, com 24 aparições.
Quase um mês: Esse é o tempo que o Atlético vai ficar sem jogar pela Copa Libertadores. O próximo jogo, contra o Santa Fe, vai ser apenas dia 9/4, por enquanto no Independência.
Mineiro: O próximo compromisso do Atlético no Estadual é neste domingo, às 16h, contra o Tombense. A partida pela 9ª rodada vai ser realizada no Ipatingão.
FICHA TÉCNICA
SANTA FE 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Data: 18/03/2015 (quarta-feira)
Horário: 22h (de Brasília)
Motivo: 3ª rodada do grupo 1 da Copa Libertadores
Local: Estádio El Campín, em Bogotá (COL)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Juan Belatti e Gustavo Rossi (ambos argentinos)
Cartões amarelos: Mosquera (SFE) Leandro Donizete (CAM)
Gols: Lucas Pratto aos 13min do segundo tempo
SANTA FE
Zapata; Anchicó (Rivera), Mina, Meza e Mosquera; Roa, Torres, Arias e Omar Pérez; Quiñones (Paez) e Morelo
Técnico: Gustavo Costas
ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan (Maicosuel) e Cárdenas (Dodô); Carlos e Lucas Pratto (Danilo Pires)
Treinador: Levir Culpi
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!