As chuvas que caem no Rio Grande do Norte desde a última semana começam a render resultado positivos nas reservas de várias
regiões do Estado.
Em cidades isoladas é possível acompanhar a sangria de reservatórios, ampliando a esperança de um período chuvoso diferente dos últimos três anos que resultou em perda total das lavouras e falta d’água em várias cidades.
Para se ter uma ideia das boas chuvas que atingem o interior do Estado, a cidade de Portalegre já ultrapassa o acúmulo de 500 milímetros de precipitações este ano, se aproximando da média histórica de chuvas para o Estado que é de 600 milímetros.
Com boas precipitações nos últimos dias, a expectativa se volta para a recuperação de importantes reservatórios regionais como a barragem de Pau dos Ferros que zerou sua reserva útil e depende de boas chuvas para voltar a ser utilizada como fonte de abastecimento para Pau dos Ferros e outras cidades da região.
Da segunda para a terça-feira foram registradas precipitações de até 100 milímetros na cidade alto-oestana, o que aumenta a expectativa de recuperação do reservatório, caso as chuvas se mantenham pelos próximos dias.
As precipitações em boa parte do Estado atingiram ainda a região do Seridó, uma das mais secas do Estado. No dia de ontem foram registradas boas precipitações em Caicó, Currais Novos e cidade menores como Florânia.
No Médio Oeste, o destaque vai para as boas chuvas que atingiram os municípios de Apodi e Felipe Guerra, onde foi possível acompanhar a sangria do açude Roncador, alimentando cachoeiras do município.
Em Ipanguaçu a sangria do Açude Pataxó começou na manhã de ontem e começa a gerar preocupação do poder público municipal que fará avaliação que definirá ações preventivas para minimizar o impacto de eventuais alagamentos.
Segundo o titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, com a liberação do boletim desta semana será possível avaliar o índice de recuperação dos principais reservatórios do Estado. “Vamos aguardar o boletim com os dados atualizados para avaliar o cenário”, destaca Mairton.
A expectativa é para a identificação de bons resultados já durante esta semana.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!