terça-feira, março 24, 2015

Campanha quer conscientiza a população sobre o consumo adequado da água

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O alerta é preocupante: as reservas de água da Terra podem encolher 40% até 2030. Atualmente o mundo já tem 748 milhões de pessoas sem acesso a fontes de líquido potável.
As informações são do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, divulgado na semana passada. Este é um dos motivos pelos quais a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban), começou hoje  (23) uma campanha de conscientização contra o desperdício.

O Dia Mundial da Água foi comemorado ontem (22) e foi o pontapé da campanha. De acordo com o diretor-presidente da Autarquia, Cláudio Porpino, pelo menos 35% da água fornecida às torneiras dos natalenses é perdido pelo mau uso. “Natal está bem abastecida de água, mas é preciso preservar, pensar no futuro”, avalia. Uma das principais razões para o alto índice de perda é a ausência de hidrômetros em algumas casas e o desperdício cotidiano.

“Não há necessidade de lavar a calçada, ou o carro, com uma mangueira, como se fazia antigamente. Felizmente nós vemos que a população está se conscientizado e as práticas mudando. Ontem vi duas pessoas lavarem seus carros usando balde (que é mais econômico). Ou seja, já existe uma consciência”, conta o diretor.

Como parte da campanha, a Arsban vai fazer duas intervenções chamadas ecoblitz, no final da tarde de hoje na avenida Alexandrino de Alencar – próximo ao Parque das Dunas – e amanhã (24) na avenida Itapetinga. Porpino explica que a campanha tem cunho educativo e informativo. O tema central é “Água é vida que continua”. Durante a campanha, a população receberá dicas de manuseio e economia da água e vai receber um kit, composto por folders, sacolinha de lixo para veículos e uma garrafa squeeze. A campanha também aparecerá em outdoors instalados na capital potiguar.

Algumas escolas também devem receber aulas educativas sobre o uso adequado do líquido. Algumas já entraram em contato para agendar palestras, segundo Porpino.

Outro motivo da realização da campanha é tornar a Arsban conhecida entre a população. O órgão tem a função de normatizar o abastecimento de água e fiscalizar o trabalho realizado pela empresa concessionária responsável pelo serviço – a Caern. “Nós também temos esse objetivo, que a população conheça o nosso trabalho para que denuncie qualquer problema no serviço”, destacou. O número para denúncias é o 0800-281-5613. “Quando tiver qualquer problema, a população deve entrar em contato com a empresa. Se não for resolvido, o consumidor deve nos procurar”, acrescentou.

O Dia Mundial da Água foi celebrado neste domingo (22). A data foi criada há 22 anos pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Problema global

O uso consciente da água ainda é a melhor maneira de economizar o líquido precioso. De acordo com a Unesco, o problema é que a manutenção do sistema não depende somente da população em geral. A agropecuária, por exemplo, é responsável por cerca de 70% do uso de água no planeta. Esse consumo deve aumentar ainda mais nos próximos anos, conforme também aumente a necessidade por mais alimentos na Terra.

Segundo o relatório divulgado, a crise global de água é mais de governança, do que de disponibilidade do recurso. Nas últimas décadas, o consumo teria crescido duas vezes mais que o número de habitantes do planeta. O mundo ainda estaria muito distante de um padrão de consumo sustentável.

Dicas

Entre as dicas dos especialistas está a redução do tempo de banho para cinco minutos. É recomendável fechar o registro enquanto se ensaboa e usa xampu. Outra medida é utilizar uma bacia ou balde para aproveitar a água que cai. Ela pode ser usada em outras atividades domésticas.

Ao fechar a torneira enquanto escova os dentes, o consumidor economiza cerca de 11,5 litros de água. O uso de regador, no lugar da mangueira, para molhar as plantas também é uma das dicas de economia.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!