A Força Nacional assumiu o trabalho de contenção dos presos rebelados no Presídio Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato Fernandes, na Zona Norte
de Natal. Após a descoberta de um túnel na unidade, o Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiu o presídio no início da tarde desta quarta-feira (18). A operação recebeu apoio de helicópteros.
A direção da unidade prisional informou que o túnel começou a ser cavado entre a madrugada de segunda-feira (16) e a manhã de terça-feira (17). Nos últimos oito dias, 14 das 33 unidades prisionais do estado e um centro de internação para menores infratores tiveram motins ou rebeliões. Às 16h desta quarta, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), não havia nenhum motim em andamento no sistema prisional potiguar.
Enquanto membros da Força Nacional fizeram a contenção dos presos, agentes penitenciários fecharam o túnel e realizaram vistoria nas celas e reparos nas grades danificadas. Segundo o diretor do presídio, Eider Pereira de Brito, a intenção é reparar os danos causados às grades que isolam as celas do resto do pavilhão para recolher os detentos.
Alvo de motins na semana passada, o presídio provisório teve as celas dos dois pavilhões quebradas pelos detentos. "Os presos estão todos soltos. Está um curral", explica o diretor. De acordo com Brito, 530 apenados estão encarcerados no presídio provisório, mas a unidade só tem capacidade para 170 presos.
O túnel foi descoberto em um banheiro do pavilhão 2 na madrugada da segunda. "O guariteiro viu uma movimentação estranha. Oito presos entraram no banheiro e não saíram mais", afirma Eider Brito. O diretor acrescenta que os detentos usaram areia para esconder o buraco. Sobre a invasão do BPChoque, a direção do Raimundo Nonato informou que não houve confronto entre PMs e presos. "Ninguém ficou ferido", conclui.
Detentos escavaram túnel na madrugada de segunda (16) para terça (17) (Foto: Divulgação/Sejuc)
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!