terça-feira, março 24, 2015

Até 2030, abastecimento de água deve ter déficit de 40% no mundo

Ag. BrasilA população mundial deve enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água até 2030, caso medidas drásticas não sejam tomadas para
melhorar a gestão do recurso natural. Isso é o que indica a conclusão do Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água 2015 das Nações Unidas, Água para um Mundo Sustentável. O documento diz que 748 milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a água potável.

O relatório foi lançado, no dia 20 de março, em Nova Deli, na Índia, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é estabelecer metas sobre temas como governança e qualidade da água, gestão de águas residuais e prevenção de desastres naturais. Assim, o trabalho sugere medidas para que a comunidade internacional elabore um novo programa de desenvolvimento.

Até 2050, a agricultura deve produzir 60% mais alimentos do que hoje. Segundo o relatório, a área que consome mais água, recebe destaque uma vez que a demanda por bens manufaturados vai aumentar, pressionando ainda mais os recursos hídricos. No mesmo período, a demanda mundial de água pela indústria deve ter aumento de 400%.

O estudo também chama a atenção para o grande volume de água usado para geração de energia – usinas térmicas – e destaca a necessidade de estímulos a fontes renováveis, como subsídios para as fontes eólica e solar.

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!