Ofício, carta protocolada na Prefeitura de Natal e, por último, uma nota enviada para a imprensa. Foi nessa ordem que o vereador Júlio Protásio, do PSB, comunicou a
sua renúncia ao posto de líder do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Por isso, em contato com O Jornal de Hoje, o parlamentar não escondeu sua estranheza com as declarações recentes do prefeito, que disse em entrevista na manhã desta terça-feira que soube “pela imprensa” da renúncia dele.
Segundo Júlio Protásio, a Prefeitura foi a primeira a saber da decisão dele de renunciar ao cargo de líder. Foi para ela que o vereador diz ter enviado um ofício ainda no dia 2 de fevereiro – uma semana antes do comunicado a imprensa. Depois, Júlio contou que enviou uma carta, protocolada junto ao Gabinete do prefeito. Só após todo esse processo, o vereador decidiu avisar aos jornalistas que havia renunciado ao cargo.
Nesse período é importante ressaltar que o vereador não foi convidado nem uma vez pelo prefeito para rever sua decisão. No mesmo dia que o assunto se tornou público, na última segunda-feira, o prefeito teria dito que iria convidar Júlio Protásio para “repensar” sua decisão, mas até o momento também não teria havido qualquer convite. “Se for convidado, acredito que será para ajudar na escolha do novo líder”, deixou claro o vereador.
No dia seguinte, desmentido sobre o convite, Carlos Eduardo amenizou a escolha do líder. Disse que iria priorizar outras áreas e que tinha sido havido da renúncia “pelo jornal”. Essa, vale lembrar, é uma postura semelhante a que tomou em 2013, quando Júlio Protásio renunciou motivado também por insatisfações pessoais dele com algumas ações do Executivo.
Depois de algumas derrotas na Câmara Municipal, porém, o prefeito decidiu dar maior atenção ao caso e chamou Júlio Protásio, oficialmente, para conversar. Voltou atrás em algumas ações que haviam deixado o líder insatisfeito (o encerramento do Proeduc e o fechamento do posto de saúde do Jiqui) e conseguiu convencer Júlio a voltar ao posto. (CM)
Júlia Arruda deve ser a nova líder de Carlos Eduardo na Câmara Municipal
Joaquim Pinheiro
Repórter de Política
A vereadora Júlia Arruda, do PSB, deverá ser a líder de Carlos Eduardo na Câmara Municipal de Natal em substituição ao vereador Júlio Protásio, também do PSB, que recentemente deixou o cargo por problemas de relacionamento com o prefeito da capital. A informação é de que Júlio Protásio teria entregue a liderança porque estava sofrendo desgaste político e insatisfações junto a sua bancada pelo não atendimento as demandas dos vereadores nas secretarias municipais. O vereador Felipe Alves, do PMDB, que teve seu nome cogitado para o cargo, afirmou em entrevista a’O Jornal de Hoje, edição desta última terça-feira, que não foi convidado e se isso acontecer não aceitará.
Questionada sobre a possibilidade de assumir a liderança do prefeito Carlos Eduardo na Câmara Municipal de Natal a vereadora Júlia Arruda não disse sim, nem não, argumentando, entretanto, que atualmente exerce a liderança do PSB, faz parte das Comissões de Educação, Direitos Humanos e Turismo, além de presidir a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, atribuições que estaria ocupando todo o seu tempo. Ela destaca também, o fato deste ano ser pré-eleitoral, portanto com a incumbência de cuidar da sua reeleição.
“Para ser líder temos que ter dedicação para exclusiva, já que a tarefa é difícil na intermediação entre os dois Poderes e na articulação junto aos vereadores, principalmente da bancada de apoio ao prefeito. Temos que resolver as demandas”, disse a vereadora, para em seguida reconhecer o trabalho realizado pelo vereador Júlio Protásio: “Júlio conseguiu formar uma bancada de 20 vereadores proporcionando a governabilidade do prefeito. É um vereador experiente e competente. O prefeito perdeu muito com sua saída”.
Fonte: Portal JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!