sexta-feira, fevereiro 06, 2015

MP do RN quer evitar 'mela-mela' no carnaval de cidade atingida pela seca

Mela-mela é tradicional no carnaval de Alexandria, no Oeste do Rio Grande do Norte (Foto: Jânio Melo/Barriguda News)O tradicional 'mela-mela' promovido nos carnavais deverá ser evitado por causa da seca na cidade de Alexandria, na região Oeste do Rio Grande do Norte. A
recomendação é do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que teme o uso descontrolado de água para lavar as ruas do município durante a folia. A cidade está em situação de emergência por causa da estiagem que atinge o estado.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (6) e é direcionada para a prefeitura da cidade, a diretoria do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a população da cidade.

Assinada pelo promotor Sidharta John Batista da Silva, a recomendação destaca que Alexandria recebe muitas pessoas no carnaval, o que gera um maior consumo de água no período. Aliado à seca, a situação pode causar o colapso no abastecimento de água na região, diz o Ministério Público. O MP justifica que é preciso garantir o mínimo abastecimento hídrico aos moradores.

Além da questão do mela-mela, o órgão ministerial recomenda que a prefeitura da cidade não gaste dinheiro público no carnaval. São citadas despesas com contratação de artistas, serviços de “buffets” e montagens de estruturas para apresentações artísticas. Para a diretora do SAAE, o MP solicita uma política de racionamento durante o período de folia e recomenda que não seja fornecida água para eventos de grande porte.

Atualmente nove cidades do Rio Grande do Norte estão com colapso no abastecimento de água. Os municípios são Riacho de Santana, Antônio Martins, Paraná, Luis Gomes, Tenente Ananias, Carnaúba dos Dantas, São Miguel, João Dias e São Francisco do Oeste.
Gastos
Na cidade de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, o Ministério Público também recomendou que os gastos com carnaval sejam evitados. Em recomendação assinada pela promotora Juliana Alcoforado de Lucena, o MP ressalta que a maior parte dos reservatórios de água do estado estão com armazenamento abaixo dos 50% da capacidade máxima e que alguns estão com um percentual de 10%.

O órgão ministerial recomenda que o prefeito evite gastar dinheiro com contratação de bandas, serviços de “buffets” e montagens de estruturas para apresentações artísticas, assim como em Alexandria. A recomendação também está no Diário Oficial do Estado publicado nesta sexta.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!