O líder iraniano, o aitolá Ali Khamenei, escreveu uma carta para Barack Obama nas últimas semanas. A correspondência foi em
resposta a uma proposta norte-americana de aproximação entre os dois países, sem relações diplomáticas oficiais há mais de 30 anos. A informação foi divulgada neste sábado (14) pelo The Wall Street Journal.
De acordo com o periódico, Obama sugeriu uma cooperação na luta contra tropas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque caso se alcance um acordo sobre o programa nuclear iraniano. A imprensa no Oriente Médio afirma que o Irã considerou "de bom tom os apelos", no entanto, Khamenei não se compromete em cumprir o trato. Até o momento, não há informações oficiais de qual foi a resposta do aitolá na carta.
A reportagem do The Wall Street Journal também diz que,desde o começo do seu primeiro mandato, Obama envia correspondências a Khamenei. No entanto, essa é a primeira vez desde 2009 que os iranianos respondem ao contato da Casa Branca.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou a informação. Washington, por sua vez, não se pronunciou sobre o caso, indicando, de acordo com o Wall Street Journal, "a veracidade da notícia".
Fonte: Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!