Quando tinha 12 anos, Dener Luiz Silva mostrou muita calma e frieza para soletrar a palavra "iâmbico" com precisão e, com isso, conquistar o título da edição de
2010 do 'Soletrando', o quadro do programa Caldeirão do Huck no qual alunos tinham de pronunciar letra por letra palavras de vocabulário pouco comum.
As conquistas de Dener com seu conhecimento não pararam por aí. Atualmente com 17 anos, o jovem foi aprovado em quarto lugar no ultraconcorrido vestibular para medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
VEJA A CLASSIFICAÇÃO FINAL DO VESTIBULAR DA UNESP
Passou também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e aguarda o resultado dos vestibulares da Universidade de Campinas (Unicamp), todas essas em medicina, e a lista da Fuvest, onde concorre para o curso de direito da Universidade de São Paulo (USP).
Dener garante que a experiência que teve no programa de tevê contribuiu para o bom desempenho nas outras vezes em que foi testado. "Sempre lidei muito bem com pressão e nervosismo. No 'Soletrando' como no vestibular consegui me segurar muito bem. Tenho uma concentração muito boa", diz.
Calma e concentração
Com sua calma, Dener venceu a final do 'Soletrando' pronunciando corretamente a palavra que significa "pessoa irônica, satírica". A concorrente dele colocou um "h" antes da palavra e foi eliminada. Depois da vitória, Dener curtiu a fama de campeão. Deu entrevista no Programa do Jô (veja aqui) e ganhou uma bolsa de estudos oferecida pelo Colégio Unidade Jardim, de Santo André (SP), onde mora com a família.
O filho de um metalúrgico e uma dona de casa não parou por aí. Desde o primeiro ano do ensino médio Dener foi colecionando conquistar nos vestibulares. No ano passado foi primeiro colocado em direito na Unesp e passou em engenharia aeronáutica na USP.
"Sempre achei importante fazer o vestibular desde o primeiro ano para testar o conhecimento", ensina. Dener revela que desde pequeno foi muito dedicado aos estudos. Aprendeu a ler aos quatro anos e, aos sete, devorava livros de Machado de Assis. Já no ensino médio, desenvolveu com um amigo e a namorada um projeto social para ensinar crianças carentes a passar nos vestibulinhos de escolas públicas e particulares.
Na primeira fase da Unesp ele acertou 87 das 90 questões. Na segunda fase, tirou nota máxima na redação e terminou em quarto lugar na disputa de mais de 20 mil candidatos por uma das 90 vagas em medicina (concorrência de 222,4 candidatos por vaga) e aprendeu que para ir bem não tem jeito: é se concentrar, estudar sozinho e se dedicar.
"Nesse período é importante ter outras atividades. Fiz muitas atividades extracurriculares, sair com amigos e a namorada."
O maior desafio pode vir nesta sexta-feira (30), quando sai a lista de aprovados na Fuvest. Dener concorre para uma vaga em direito. Se for aprovado, terá de escolher entre ser advogado ou médico. "Vou esperar os resultados, pensar e tomar a melhor decisão."
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!