Encerrando os festejos em homenagem à padroeira de Mossoró, hoje, às 17h30, será realizada a Procissão de Santa Luzia, com saída da matriz de São
Manoel, em direção à Catedral de Santa Luzia, no Centro. A expectativa dos organizadores é de que o ato atraia público de até 150 mil pessoas pelo trajeto que passará pela avenida Presidente Dutra e pelas ruas Santos Dumond e Idalino de Oliveira.
A concentração para a procissão começará às 15h 30 em frente à Igreja de São Manoel, onde será realizada a missa de encerramento da festa. Segundo o coordenador da Festa de Santa Luzia, Alexandre Fernandes, o trajeto este ano partirá da matriz, na avenida Presidente Dutra, em comemoração ao aniversário de 50 anos da Paróquia de São Manoel.
"No ano passado tivemos uma média de 120 mil pessoas na procissão. Já este ano, como o Dia de Santa Luzia e, consequentemente, da procissão caíram em um sábado e o percurso será menor, esperamos que a quantidade de fiéis seja maior, de 130 até 150 mil pessoas. Para nós, é uma imensa alegria ver tantas pessoas reunidas em uma festa religiosa", disse o coordenador.
Com previsão de chegada à Catedral às 19h, todo o percurso da procissão será acompanhado por cinco ambulâncias com equipes de médicos e enfermeiros e em caso de necessidades, como mal-estar de algum fiel durante a caminhada, há cinco postos de atendimento médico espalhados pelo percurso.
Após a chegada da procissão à região da Catedral, assim como no momento de abertura dos festejos, o padre Walter Colini celebrará a Bênção do Santíssimo, momento de orações e pedidos de bênçãos aos fiéis e dirigentes da Igreja.
"É muito emocionante ver as pessoas demonstrando sua fé, pagando promessas e agradecendo à intercessão de Santa Luzia. A Bênção do Santíssimo vem coroar os esforços e espírito da festa, onde é possível voltar para casa com a fé renovada", afirma Alexandre Fernandes.
Devoção a Santa Luzia está ligada à história da cidade
A história da devoção dos mossoroenses com Santa Luzia vem de longa data. Desde o surgimento da cidade para ser mais preciso. De acordo com registro do historiador Geraldo Maia, pode-se dizer que foi em função da matriz de Santa Luzia que surgiu a cidade.
"Em 1772, o sargento-mor Antônio de Souza Machado e sua esposa Rosa Fernandes pediram permissão à Igreja para construir uma pequena capela na Fazenda Santa Luzia, de sua propriedade, em pagamento de promessa. A construção foi autorizada e no ano seguinte já foi inaugurada. A capela fica no mesmo local da Catedral de Santa Luzia", explica o historiador.
A fazenda onde a capela foi construída passou a se chamar Fazenda de Santa Luzia de Mossoró, e de lá surgiu a Vila de Santa Luzia de Mossoró, segundo informa o pesquisador. Posteriormente, o nome da santa foi retirado, passando a cidade a se chamar apenas Mossoró.
Conforme registros históricos, muito do início da história mossoroense se passa ao redor da capela que abrigou a imagem de Santa Luzia. Ele afirma que em 1779 foi adquirida, por Rosa Fernandes, diretamente de Portugal, a santa que até hoje é utilizada na procissão que encerra a festa, o que é muito simbólico para os fiéis.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!