O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) identificou irregularidades em balanças utilizadas nos guichês de check-in do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante em Natal. Dos 42 instrumentos vistoriados em
operação realizada nesta sexta-feira (5), seis apresentaram irregularidades.
Das balanças irregulares, quatro apontavam peso menor que o real e duas mostraram valor maior que o peso real do produto. “O objetivo é garantir que nenhum consumidor seja lesado na pesagem de seus pertences, o que pode resultar em cobranças de excessos de bagagem que não existem”, explica o diretor do Ipem-RN, André Gomes.
A coordenadora operacional do órgão, Rosângela Ramalho, reforça que a fiscalização é obrigatória e periódica. Após a verificação, os instrumentos recebem um selo e lacre de segurança do Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). “Balanças devem ser verificadas ao menos uma vez ao ano e o selo vai indicar a data de validade dessa verificação. Já o lacre garante que o equipamento não foi alterado”, conta a coordenadora.
O consórcio Inframérica, responsável pela manutenção e monitoramento das balanças, recebeu um auto de infração pelas duas balanças que geravam prejuízos aos passageiros. Com relação aos outros quatro instrumentos, a empresa recebeu apenas uma notificação para corrigir as falhas das mesmas, já que não incorrem em faltas contra o consumidor.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!