Os presidentes das federações de esportes e atletas do Rio Grande do Norte receberam com otimismo a notícia da aprovação da proposta do programa do Bolsa-Atleta em
nível estadual. O projeto de lei de autoria da deputada estadual Márcia Maia (PSB) aguarda apenas pela sanção do Governo do Estado. Para o presidente da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte, o incentivo representa uma grande conquista para todos os desportistas.
“Com certeza é uma grande conquista dos desportistas do Rio Grande do Norte. Agora o desafio é colocar em prática, deixar transparente os critérios e a forma de controle. Também julgo imprescindível a qualificação e identificação das pessoas que irão gerir o programa com o segmento do esporte”, revelou Tibério que ao lonogo dos últimos anos sempre encontrou dificuldades para conseguir passagens aéreas e hospedagens para os atletas que competem a nível nacional.
O presidente da Federação Potiguar de Kung Fu Tradicional, Tai Chi Chuam e Boxe Chinês, Sifu Jair Nascimento, também comemorou a notícia e disse que o Rio Grande do Norte dará um grande salto no cenário nacional. “Foi uma ótima notícia, pois este benefício já era esperado há muito anos pelas federações e atletas. Trata-se de um grande incentivo e que contrinuirá para melhorar a qualidade de nossos atletas e aumentar o nível das competições. Agora eles terão mais um motivo para treinar e conquistar medalhas a nível nacional”, disse Jair.
O nadador campeão mundial do revezamento 4×100 em piscina curta, Marcos Macedo, já torcia pela aprovação do projeto. “É uma iniciativa que pode facilitar e revelar muitos atletas”. Veronice Chagas, que acabou de conquistar vaga na seleção brasileira de judô, sabe o que o incentivo representa. “Se tivesse bolsa-atleta antes, com certeza não teria passado por tantas dificuldades para chegar aonde estou”, comentou.
A proposta da parlamentar Márcia Maia prevê a garantia de apoio financeiro em valor a ser estipulado pelo governo – e previsto em orçamento – aos atletas praticantes do desporto de base e de alto rendimento, filiados à Federação Estadual, Confederação Nacional ou pelos Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiro. Estados como Paraíba, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são apenas alguns no país que já dispõem do mecanismo de apoio e incentivo à prática esportiva de alto rendimento. Além disso, o próprio Governo Federal já concede o benefício.
Fonte: Portal JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!