Campeão brasileiro pelo segundo ano consecutivo, o Cruzeiro assumiu a liderança do ranking nacional de clubes, divulgado pela
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira. O Cruzeiro aparecia em oitavo na lista de 2014. O time mineiro, agora, lidera com 15.328 pontos.
O Grêmio, líder em 2014, caiu para 4°, com 13.992. O Corinthians está na vice-liderança, com o Flamengo em terceiro - ambos mantiveram as posições de um ano atrás. O Santos, antes em 9°, é o novo 5° colocado.
Completam o top 10 do ranking, na ordem: Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Internacional e Atlético-PR.
Critérios
O ranking da CBF é divulgado anualmente e leva em conta o desempenho dos clubes brasileiros nos últimos cinco anos. Desde 31 de outubro de 2012 o critétio adotado é este. Anteriormente, eram somados pontos desde 1959.
A pontuação dada conta os dois torneio nacionais: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. No caso do Brasileiro, a pontuam os participantes de todas as séries, da A a D.
O campeão da Série A recebe 800, contra 400 do campeão da Série B, 200 da Série C e 100 da Série D. A pontuação diminui a cada posição seguinte.
Já na Copa do Brasil o campeão recebe 600 pontos, contra 480 do vice. Até os participantes da fase preliminar são contemplados.
A pontuação conquistada no ano da divulgação é multiplicada por cinco – diminui a cada ano, sendo que a pontuação de cinco anos atrás não é multiplicada.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!