O Festival Literário de Natal (Flin) começa nesta quinta-feira (6) e segue até o próximo sábado (8) na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira. O projeto é promovido pela Prefeitura do Natal e faz parte da programação do Natal em Natal 2014.
Nomes como Ronaldo Correia de Brito, Guilherme Wisnik, Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Ben Gil, Francisco Bosco , Antônio Cícero, Adriana Calcanhotto, Cid Campos, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim e Mário Magalhães estarão no cenário histórico do bairro da Ribeira para atiçar o caldeirão de ideias e escritas.
O Festival Literário de Natal terá abordagens que transitam entre o romance e a memória, passando pelas biografias e ícones nacionais e potiguares, a arquitetura e vida editorial de Oscar Niemeyer e ainda o ineditismo em Natal da apresentação do espetáculo lítero-musical “Outra Hora da Estrela – Uma homenagem a Clarice Lispector”, além de uma exposição inédita do Instituto Moreira Sales.
Os grandes nomes das letras potiguares também estarão em destaque no Festival Literário de Natal. Estão confirmados Carlos Fialho, José de Castro, Juliano Freire, Regina Azevedo, Clotilde Tavares, Rafael Duarte, Sheyla Azevedo, Vicente Serejo, Carito Cavalcanti, João da Rua, o editor Abimael Silva, o poeta Falves Silva, Pablo Capistrano e Pedro Cavalcanti.
A programação na Tenda dos Escritores começa na quinta-feira (6) com o “Concerto Leitura” com Ronaldo Correia de Brito. Ronaldo é um grande contista e romancista, dramaturgo, documentarista e psicanalista. Ainda no primeiro dia, no “Espaço do Professor Leitor”, no auditório do Colégio Salesiano São José, haverá recitação da poesia “O Sonho Maluco", do livro "O reino dos bichos”, de José Acaci, com Vívian Silva Araújo (3 anos de idade).
No mesmo espaço, após a recitação da poesia, acontece a mesa “Os meus segredos com Capitú”, uma conversa com a mineira Ana Elisa Ribeiro, que aborda questões de leitura, produção de textos e produção editorial, que fazem parte do universo de toda pessoa que convive num mundo letrado.
Depois, às 15h45, tem “Uma leitura literária que mexeu com a minha cabeça”, com Miriam Dantas de Araújo, Manuel de Azevedo e Pablo Capistrano. Será uma conversa envolvendo dois escritores e uma professora que é leitora voraz. Cada um relatará a sua experiência com uma obra literária que marcou a sua vida de leitor. A apresentação sensível de três textos comoventes e dos seus respectivos autores, certamente, mobilizará os ouvintes a pensarem.
No Espaço Moacy Cirne, na Praça Augusto Severo, às 17h30, tem “Uma nova ficção: narrativas sobrenaturais potiguares”, com o editor Cleudivan Jânio (Editora CJA) e os autores Raniere Lopes e Rafael Marques.
Às 18h30 chega a vez do projeto “Vidas potiguares: biografias de Newton Navarro, Carlos Alexandre e Jesiel Figueiredo”, com José Correia (Editor da Caravela Cultural), Luana Ferreira , Sheyla Azevedo e Rafael Duarte (autores).
Debates literários na Tenda dos Escritores
A partir das 19h30, na tenda dos Escritores, começam as mesas literárias e os debates. O primeiro tema será “Oscar Niemeyer: arquitetura e literatura, duas artes em diálogo”, com Guilherme Wisnik e mediação de José Gaudêncio.
A segunda mesa da noite traz o tema “Poesia: do modernismo ao pós-tudo” , com Arnaldo Antunes, Francisco Bosco e Antônio Cícero. Trata-se de três poetas-letristas que transitam entre o popular e o erudito, na canção e no verso, estarão debatendo a poesia brasileira sob o prisma das vanguardas, do modernismo ao concretismo, do pós-modernismo a Augusto de Campos e o Pós-Tudo.
A partir das 20h30 tem a última mesa do primeiro dia do Festival Literário de Natal, envolvendo Literatura e música em performance no “Musicapoesia”, com Adriana Calcanhotto e Cid Campos.
Segundo dia do Festival Literário de Natal
Na sexta-feira, a partir das 14h, na Tenda dos Escritores, tem “Concerto Leitura II”, com Ronaldo Correia de Brito. Trata-se da segunda parte do “Concerto Leitura” dedicado aos jovens, com o romancista e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito, em parceria com o músico e compositor Tomás Brandão e instrumentistas convidados.
Ao mesmo tempo, dentro do “Espaço do Professor Leitor”, no auditório do colégio Salesiano São José, tem o debate “Autores norte-rio-grandenses e suas obras”, com Carlos Fialho , José de Castro, Juliano Freire e Regina Azevedo.
Será um encontro de escritores potiguares de diferentes estilos, alguns que publicam por editoras locais e outros por editoras de fora do estado. São autores consagrados pelos textos poéticos e/ou em prosa, cujas produções estão voltadas seja para o público infantil e juvenil ou para leitores mais autônomos.
Logo depois, às 15h45, tem “Da leitora à escritora: Uma vida entre livros”, com Clotilde Tavares (RN). Será uma conversa com quem foi criada numa casa cheia de livros, numa época em que não havia televisão. O que poderia fazer uma criança a não ser ler? Assim foi a infância da escritora Clotilde Tavares, que narrará como passou de leitora a escritora, e conta como foi e continua sendo a sua vida rodeada de livros.
Na Tenda Literária Moacy Cirne, a partir das 17h30, tem “Diversidade contemporânea: três vozes da literatura atual”, com o editor David Leite (Editora Sarau das Letras) e os autores: Ana de Sales (romance), Damião Nobre (crônica) e Leonam Cunha (poesia).
Às 1830 tem “Nosso amigo Moacy Cirne”, com o editor Abimael Silva (Editora Sebo Vermelho) e Falves Silva (poeta). O editor e proprietário do Sebo Vermelho, Abimael Silva, nos contará algumas das muitas e divertidas histórias que colecionou nos muitos anos de convivência de Moacy Cirne.
Debates Literários da segunda noite
A partir das 19h30, a segunda noite de debates literários reúne Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim e Humberto Hermenegildo. A segunda noite termina com o espetáculo lítero-musical “Outra Hora da Estrela – Uma homenagem a Clarice Lispector”, com início às 21h30, reunindo um timaço formado por Jussara Silveira (intérprete), Sacha Ambak (piano), Marcelo Costa (percussão); Muri Costa (violão) e João Miguel Wisnik (narração) e Eucanaã Ferraz (direção).
Terceiro dia do Festival Literário de Natal
A programação do terceiro e último dia da edição 2014 do FLIN começa às 15h, com a apresentação de “Crianças Crionças”, de Cid Campos. O poeta, músico e letrista continua aqui seu trabalho de musicalização da poesia, desta vez debruçando-se no universo infantil.
Na tenda “Literária Moacy Cirne”, a partir das 16h, tem “Poesia Submersa: poetas e poemas do RN”, com Gustavo Luz (Editora Queima Bucha) e o autor Alexandre Alves.
Às 17h30 é a vez de “Vidas vividas à margem: Marinho Chagas e Valdetário Carneiro”, bate papo com Aureliano Medeiros (Editora Tribo) e os autores Paulo Nascimento e Luan Xavier
O jornalista Paulo Nascimento (um dos autores do livro “Valdetário Carneiro – A essência da bala”) e Luan Xavier, que escreveu a biografia de Marinho Chagas, um gênio de fim trágico e melancólico. Ambos conversarão com um dos editores da Tribo, Aureliano Medeiros.
Às 18h30 a programação apresenta “A história que vira histórias: acontecimentos do passado que renderam narrativas”, bate-papo com Carlos Fialho (Editora Jovens Escribas) e os autores Pablo Capistrano e Pedro Cavalcanti.
Na Tenda dos Escritores, a partir das 19h30, tem “Século XX: o Século de Ouro da poesia portuguesa e brasileira” , com Gastão Cruz e Fernando Luís Sampaio (Autores/portugal) e César Ferrario (Ator).
A partir das 20h30 tem “Maringhella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, com o jornalista carioca e escritor Mário Magalhães que debruçou-se durante anos na investigação minuciosa das várias facetas do biografado Carlos Marighella (1911-69). Reconstitui com realismo desconcertante passagens pela prisão, resistência à tortura, operações de espionagem na Guerra Fria e assaltos da guerrilha a bancos, carros-fortes e trem-pagador.
A partir das 21h30 tem Jorge Mautner, com “Do Kaos ao Caos”, ao lado de Ben Gil. Trata-se de um bate-papo e concerto lítero-poético-filosófico com Jorge Mautner (RJ, 1941) e o músico Ben Gil. Autor da trilogia literária conhecida como “A Mitologia do Kaos” (Deus da chuva e da morte, Kaos, Narciso em tarde cinza), Mautner publicou várias obras e compôs grandes sucessos musicais, como O vampiro, Maracatu atômico, Lágrimas negras, Samba dos animas
Fonte: G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!