Páginas

quarta-feira, novembro 05, 2014

Escola da Grande Natal é alvo de criminosos pela 10ª vez apenas neste ano

Rua-Joel-Imperador---Rosa-dos-Ventos---ParnamirimO ano de 2014 não tem sido dos melhores para a Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, que fica no bairro Rosa dos Ventos, em
Parnamirim, município da Grande Natal. Nesse final de semana, a Escola foi arrombada por criminosos, que levaram um monitor, impressora e uma CPU. Foi a 10ª vez que os bandidos escolheram a escola como alvo para uma ação criminosa.

De acordo com o diretor da instituição de ensino, Júlio César Dantas de Araújo, os bandidos agiram durante a madrugada. “Eles pularam pelo muro da frente da escola. Depois eles arrombaram uma das salas e levaram os objetos. É complicado porque a gente batalha tanto pra conseguir as coisas para escola e aí arrombam e levam. É prejuízo para a escola, prejuízo para os alunos, pra todo mundo”, lamentou.

Júlio César ainda conta que já perdeu a conta de quantos objetos já foram levados pelos criminosos ao longo do ano. “Eles já entraram pela parte de trás da escola e também pelo teto. Já levaram ventiladores e comida dos alunos. Nós temos apenas um sistema de segurança eletrônico, que nos avisa quando alguma sala é arrombada. Porém, parece que não vem sendo o suficiente para afastar os bandidos. Eles já sabem como funciona e que conseguem escapar rapidamente do local sem serem pegos”.

Além dos objetos levados, funcionários e pais de alunos também já foram vítimas dos assaltantes dentro da escola. “No início do ano, no período de matrícula, a escola estava cheia de funcionários e pais de alunos. Um dia os bandidos entraram na escola, que não tem segurança armada e fizeram um arrastão. Levaram celulares, dinheiro e outros objetos de várias pessoas que estavam no local. Felizmente naquele dia os alunos não estavam por aqui”, recordou Júlio César.

Se dentro da escola a situação está perigosa, fora da instituição a realidade é ainda pior. “De tempos em tempos nós temos alunos assaltados nas proximidades da escola. Vários de nossos alunos já tiveram os celulares roubados quando estavam chegando para as aulas. Os bandidos aparecem armados e são agressivos. Felizmente nada mais grave aconteceu até agora, mas alguma providência precisa ser tomada para que isso não continue acontecendo”, finalizou o diretor.

Também neste final de semana, a Escola Municipal Presidente Arthur Costa e Silva, que fica no centro da Parnamirim, foi arrombada. Os criminosos entraram na secretaria e levaram um monitor. Segundo informações da PM, os bandidos tiveram a oportunidade de levar outros objetos, mas como o alarme tocou, eles fugiram rapidamente, com medo da chegada dos policiais. Foi a primeira vez que a Presidente Arthur Costa e Silva foi alvo dos criminosos.

Ainda no final de semana, a Escola Municipal Nestor Lima foi arrombada, mas nada foi roubado, segundo a direção. Em Nova Parnamirim, a Escola Municipal Luiz Carlos Guimarães foi alvo dos bandidos na madrugada do dia 27 de outubro. “Eles não conseguiram entrar na secretaria e na direção porque as salas são gradeadas, mas entraram na cozinha e levaram um botijão de gás e comida”, contou a diretora da escola, Carla Monique Barros.

Mais segurança nas escolas

Com tantos casos de ações criminosas contra escolas em Parnamirim, os diretores das instituições se uniram e cobraram da prefeitura mais segurança nessas regiões. “Nós já entramos em contato diversas vezes com a Secretaria de Educação para cobrar mais segurança. Infelizmente essa resposta ainda não veio e nós continuamos sofrendo com repetidas ações dos bandidos”, reclamou Júlio César, diretor da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença.

O Jornal de Hoje entrou em contato com a Secretaria de Educação de Parnamirim (Semec) para saber se alguma providência estava sendo tomada para garantir maior segurança nas escolas municipais. A secretária adjunta da pasta, Marizete Paulino, explicou que um processo de licitação já foi feito para contratar 10 seguranças que serão distribuídos nas escolas. “A secretaria percebeu que os sistemas de segurança que estava instalado dentro das escolas não estavam mais surtindo o efeito desejado, pois os criminosos já sabiam como funcionava todo o sistema e conseguiam realizar a ação, que muitas vezes não passavam de vandalismo. Diante disso, vimos a necessidade de reforçar essa segurança. Passamos o pedido para o prefeito e fizemos a licitação”.

Questionada para quais locais esses seguranças serão deslocados, Marizete Paulino afirmou que escolas de três bairros serão contempladas. “Nós temos três locais onde as ações criminosas são mais recorrentes. Em Passagem de Areia, Vale do Sol e Rosa dos Ventos (onde fica a Escola Municipal Alzelina de Sena Valença). As três escolas municipais que ficam nesses bairros serão contempladas com esses seguranças armados. Acredito que em 15 dias os seguranças já estejam nessas escolas”.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!