O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 850 atendimentos de captura de abelhas de janeiro a agosto de 2014 em Natal e região metropolitana. A quantidade é 6%
maior que o registrado no mesmo período do ano apassado, quando os bombeiros atenderam 799 casos.
De acordo com dados da Central de Gerenciamento de Emergência e Defesa Civil (Ceged), durante o período de reprodução das abelhas – setembro a fevereiro - aumenta em três vezes o perigo de ataques por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais. Por ano, a corporação chega a contabilizar cerca de 1.500 atendimentos na Grande Natal.
"Nesse período do ano os índices devem subir ainda mais. Atualmente, recebemos uma média de 15 chamadas diárias para atendimento a enxames na região metropolitana", detalha o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas.
O Corpo de Bombeiros informa que possui uma equipe exclusiva do Serviço de Defesa Ambiental (Sidam) da instituição para este tipo de atendimento.
“O Corpo de Bombeiros está priorizando os casos de emergência e atendendo os casos mais simples por agendamento por meio do telefone 193. Estamos intensificando as ações contra os ataques de abelhas dentro de residências, escolas, hospitais e em estabelecimentos comerciais, mas pedimos que os potiguares não tentem exterminar os enxames porque é perigoso", justifica o coronel.
Dicas de Segurança
Para evitar problemas, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:
Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;
Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colméias;
Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colméias;
Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
Ensine as crianças a se precaverem e não molestarem as abelhas;
Pergunte ao seu médico sobre o que fazer caso você seja alérgico a picadas;
Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois os insetos deslocam-se juntos em linha reta;
Se for atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta;
Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da abelha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático;
Caso perceba a formação de um enxame, a população pode chamar o Corpo de Bombeiros (pelo telefone 193), que acionará os militares para fazer a captura das abelhas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!