A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) aderiu à campanha Outubro Rosa, para sensibilizar as mulheres da importância do exame de
mamografia na luta contra o câncer de mama. Para contribuir com as ações preventivas, a Universidade fechou parceria com o Programa de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Mossoró para agilizar o exame de mamografias para mulheres atendidas pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
"Conseguimos fechar uma parceria importante com a Secretaria de Saúde, beneficiando nossos usuários. Quem busca atendimento jurídico na Ufersa recebe também orientações sobre o câncer de mama e já sai com encaminhamento para fazer um check-up que inclui exames preventivos, mamografia e atualização vacinal", explicou a assessoria de comunicação.
Os encaminhamentos são feitos para a unidade de saúde mais próxima do usuário para facilitar o atendimento e deslocamento. Com a parceria, as mulheres atendidas pela prática chegam ao serviço de saúde com o encaminhamento da Ufersa e são tratadas com prioridade.
Além do encaminhamento, as pessoas atendidas na prática jurídica receberão durante todo este mês orientação, com a distribuição de material educativo, sobre prevenção, combate e tratamento do câncer de mama.
A orientação também é feita aos homens. Embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens, especialmente depois dos 50 anos.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Em Mossoró, é o tipo que mais mata mulheres. No entanto, essa taxa de morbidade é alta porque o diagnóstico acontece tarde.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!